Kilezuuummmm ocupa Casa Charriot de 24 de novembro a 06 de dezembro

A Casa Charriot, localizada na rua Conselheiro Lafaiete, no Comércio, é o palco de ocupação do espetáculo de dança Kilezuuummmm, que traz em cena os bailarinos Edu O. e João Rafael Neto dando rabadas lagarteais e penas flutuantes de AMOR.

Com provocação e direção do coreógrafo e bailarino Thiago Cohen, a montagem fica em cartaz nos dias 24 e 25 de novembro, 01 e 02 de dezembro, às 16h, 05 de dezembro, às 10h; e 06 de dezembro, às 15h.

Aprovado no Edital Setorial de Dança 2016, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Kilezuuummmm é uma livre inspiração do conto “do amor de um pássaro por um lagarto”, do autor e ator Gero Camilo, e traz reflexões poéticas suscitadas na história como amor, entrega, desejo, respeito a diferença e as restrições impostas socialmente sobre as múltiplas possibilidades de afeto.

“O espetáculo se alimenta de algumas das lindas imagens contidas nele para iniciar pequenos improvisos que foram o caminho percorrido no processo de montagem. O conto dar o tom do espetáculo e não literalmente o norte para ele”, aclara João Rafael Neto.

Kilezuuummmm transforma em dança o encontro entre as diferenças, sobre o inusitado da coexistência entre naturezas distintas e do amor que nos transforma, nos transborda no outro, que nos afeta a tal ponto de nos fundirmos ou nos entendermos parte do outro, mesmo que haja todo um sistema que não aceita determinadas maneiras de existir.

Encontro
Edu O. avistou João Rafael Neto planando no chão, que avistou a sombra de Edu O. no chão. Juntos se fizeram porção. Em um encontro, ocorrido a cerca de 10 anos, João Rafael sugeriu: “vamos colocar nossas rodas para dançarem juntas?”. Até que Edu propôs o conto do Gero Camilo, que o emocionou desde a primeira vez que leu “e, me parece, que agora – mais do que nunca – se faz urgente e necessário, como ato político”.

Na história do Gero Camilo, a família de Kilezum, o lagarto, ‘lambe os lábios’ da intolerância, violência, o que nos leva a refletir sobre o atual momento social brasileiro e mundial. Em suas diversas reflexões, o espetáculo suscita em que medida ou momento o homem ‘lambe os lábios’ ou quando é ‘melodias para curar o amor’.

Independente da intransigência familiar e social, Airerê estava disposto a dar suas penas a Kilezum, que estava disposto a transformá-las em asas e voar. Em trecho do conto, Gero Camilo descreve: “Ora planando, ora rodopiando no espaço, Airerê chamava Kilezum. (…) Eles riem num riso só. Airerê esculpe nuvens com as asas. Kilezum escreve poemas com o rabo”.

Kilezuuummmm é uma oportunidade de falar que todos tipos de amor são válidos e importantes para o mundo. “Principalmente, em tempos de violências desmedidas. Nesse trabalho, convidamos o público para adentrar nossa toca, nosso ninho, curiar e serem cúmplices das sutilezas e lindezas de uma dança de amor, de uma dança do afeto”, convida João Rafael Neto.

Nessa partilha de afetos e amor o espetáculo traz para cena as singularidades, a troca de experiências e vivências dos bailarinos e direção artística com a equipe de produção e da Cia Gira Dança, grupo de Natal que recebeu Edu O., João Rafael Neto e Thiago Cohen no início do processo de criação, numa residência artística de cinco dias.

A partir do encontro com a Gira Dança, o espetáculo traz uma proposição de discutir o lugar que se ver e de estar no mundo. “A residência foi um ponto norteador para a corporeidade que trabalhamos no espetáculo. Temos dois corpos com especificidades físicas muito diferentes e isso nos fez ir a Natal para trabalhar essa multiplicidade de corpos e de condições diversas”, recorda Cohen.

Outro encontro potente do Kilezuuummmm foi com a Casa Charriot, com as texturas cenográficas de suas paredes. O local recebeu o projeto desde as experimentações e esteve aberto a realizar modificações arquitetônicas necessárias para acolher um artista com deficiência e, consequentemente, o público.

“O projeto ganhou uma dimensão para além da criação artística e coreográfica. Ganha na dimensão social e política. Essa intervenção vai na contramão do discurso de que os espaços históricos não podem ser adaptados”, pontua Edu O., que também é professor da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia.

A respeito da acessibilidade, para ter acesso a Casa Charriot o público poderá chegar por duas entradas: a primeira é pela rua Conselheiro Lafaiete, no Comércio, número 05; e a segunda entrada, com acessibilidade para deficientes físicos, pelo Beco do Frazão, Pelourinho, casa de número 02, onde fica localizada o prédio da empresa Superzon Purificadores. Durante as apresentações terão dois profissionais audiodescritores – Ira Vilaronga e Juniro Almeida, que auxiliaram também nas descrições das postagens em redes sociais.

Poética
Os encontros entre Kilezum e Airerê são influenciados coreograficamente em danças da cultura popular, como o Coco de Roda e o Cavalo Marinho. Além destes ritmos, Kilezuuummmm traz o samba de parêa, o xaxado, entre outros. Subvertendo a lógica da “bipedia” tão forte na Dança e nessas Danças, Kilezuuummmm traz esses ritmos para uma dança com as mãos.

“Em Kilezuuummmm experimentei procedimentos e novas técnicas que modificaram a minha dança e minha presença no mundo”, descreve Edu O..

Como provocador e diretor artístico Thiago Cohen ocupou um espaço propositivo, de partilha e criativo. “Thiago é um artista sensível, de olhar apurado para os detalhes. Eu, ele e João formamos um trio muito interessante porque somos muito diferentes, inclusive na maneira de trabalhar e agir, mas que nos complementamos, nos acolhemos e admiramos demais”, acrescenta Edu O..

Cohen está “muito grato por poder partilhar singelezas ao lado Edu O. e João Rafael Neto”. “Edu com sua grande experiência em composição e improvisação, nos nutrindo com suas propostas e questionamentos, nos levando a repensar nossa maneira de ver e estar no mundo e de desconstrução das lógicas bípedes”.

“O João Rafael Neto foi muito generoso ao partilhar suas andanças entre esportes radicais, danças populares e contribuições mais técnicas que nos ajudou a olhar os elementos que estamos trabalhando neste processo, como cordas e tecido”. Penso que Kilezuuummmm se faz desse encontro. O que desenvolvemos juntos foi uma maneira poética de constelar esse encontro afetivo”, finaliza Cohen.

SERVIÇO:

O quê: espetáculo de dança Kilezuuummmm
Quando: 24 e 25 de novembro, 01 e 02 de dezembro, às 16h; 05 de dezembro, às 10h; e 06 de dezembro, às 15h
Onde: Casa Charriot – duas entradas: rua Conselheiro Lafaiete, no Comércio, n° 05; e ENTRADA COM ACESSIBILIDADE no Beco do Frazão, Pelourinho, n° 02
Ingresso: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) – https://www.sympla.com.br

Sobre Uran Rodrigues 10213 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.