Ivana Gaya ironiza comandos machistas sobre o corpo da mulher em novo...

Ivana Gaya ironiza comandos machistas sobre o corpo da mulher em novo single “Quem Manda Nessa”

Ivana por Manolo Garrido

Com performance potente e letra insubmissa, a cantora e compositora Ivana Gaya lança single e clipe “Quem Manda Nessa”, nos dias 10 e 11 de fevereiro, respectivamente, nas principais plataformas de streaming  e no YouTube . O trabalho marca a estreia da artista como produtora e arranjadora, além de abrir alas para o seu novo disco que será lançado ainda neste ano.

“Estou me dedicando à produção desse disco, algo muito especial, já que é um espaço socialmente delegado e ocupado por homens. A cena musical insiste em colocar as mulheres no lugar apenas de cantoras, que é um lugar muito especial, mas muitas de nós somos mais que isso: compositoras, produtoras, arranjadoras”, afirma a multiartista.

No primeiro ano da pandemia, em 2020, veio a inspiração para “Quem Manda Nessa”, que traz uma estética análoga ao tema musical ”A Noiva”, da atriz Uma Thurman, no filme Kill Bill. Em seguida, veio a letra da música, “um recado, um deboche aos homens que compõem música dando ordem à mulher: senta, agacha, levanta, rebola. A mulher (cis, trans ou qualquer um que se identifique com esse incômodo) adora fazer tudo isso, mas faz porque quer, porque sente prazer em se expressar corporalmente dessa forma. Essa música vem pra dar o recado. E esse recado é dado de uma forma assertiva e debochada, com muita suingueira”, explica Ivana.

Ritmicamente, a canção foi pensada, arranjada e produzida dentro da estética dos beats e programações, e synths, com camadas de sopro, do baixo, da percussão de Jadsom (bacurinha e timbalito), da guitarra de Jotaerre, que tem um trabalho de pagode eletrônico instrumental e foi co-produtor do EP de Ivana Gaya “Magia Negra”, lançado em 2020. Quando questionada sobre o gênero da sua música, Ivana conta: “Quem escuta sempre pergunta: isso é rock? trap? pagode? E eu gosto muito dessas percepções, mas, basicamente é um pagodão, um groove arrastado com picos e vales, mandando recado enquanto todo mundo mete dança”.

O clipe, dirigido por Rei Lacoste, vem com uma estética surrealista, com referências ao fogo e aos elementos da cidade de Salvador. O roteiro foi construído por Rei Lacoste em parceria com Ivana Gaya: “Ele é um cara super inventivo e multiartista. Gravamos na Praia da Preguiça e no Santo Antônio Além do Carmo, dois lugares incrivelmente lindos e que trazem uma energia de velho e novo, de natureza e ruína, tons sombrios e vibrantes ao mesmo tempo, como propus no arranjo e na letra”.

Sobre Ivana Gaya: Nascida em Salvador, Ivana Gaya se identifica como “multiartista”, por ter o legado da dança e do teatro na sua música e na sua expressão nos palcos. Ivana é uma “compositora que canta”, como diz Chico César. Em 2020, lançou o seu primeiro trabalho, o EP “Magia Negra”, com seis faixas produzidas por Jotaerre, músico da banda Psirico e autor do projeto instrumental de pagode “Choraviolla”. Atualmente a multiartista está se aventurando no universo da produção musical, com programações e arranjos.

SERVIÇO:

Lançamento single e clipe “Quem Manda Nessa”, de Ivana Gaya

Data: 10/02 (single nas principais plataformas de streaming)

11/02, 12h (clipe no canal oficial do YouTube)

Pre-save plataformas de streaming

YouTube:

> FICHA TÉCNICA SINGLE “QUEM MANDA NESSA”:

Ivana Gaya: composição, interpretação, arranjo, produção e direção musical
Jadsom: bacurinha e timbalito
Jotaerre: guitarras
Marcus Sampaio: mixagem e masterização

> FICHA TÉCNICA CLIPE “QUEM MANDA NESSA”:

Direção & Roteiro: Rei Lacoste

Argumento: Rei Lacoste e Ivana Gaya

Coordenação de Produção: Camila Gregório

Direção de Produção: Camila Gregório

Direção de Fotografia: Manolo Garrido

Operação de Drone: Manolo Garrido

Direção de Arte: Clara Matos

Styling: Clara Matos e Ivana Gaya

Cabelo: Elana Christini

Maquiagem: Fernando Leite

Coreografia: Táyla Trancoso, Jéssica Santana e Nickastos

Edição: Rei Lacoste

Color Grading: Rei Lacoste

Elenco: Ivana Gaya, Táyla Trancoso, Preta Patrícia e Nickastos e Rei Lacoste