Inspirado no clássico do cinema espetáculo de dança contemporânea “Matilda” faz apresentação...

Inspirado no clássico do cinema espetáculo de dança contemporânea “Matilda” faz apresentação única em Salvador

Marco na infância de diferentes gerações, o clássico “Matilda” agora ganha sua versão em formato de espetáculo de dança contemporânea através da nova montagem do Espaço Byla, centro de pesquisa em dança locado no bairro de Stella Maris que atua há 18 anos formando bailarinos de diferentes estilos. Dirigido pelas coreografas Luciana Tude e Sara Uchôa a apresentação única acontece no dia 3 de dezembro, às 16h, no Teatro Lizete Ribeiro. Os ingressos custam R$ 40 e podem ser adquiridos através de contato no instagram (@byladanca) ou na bilheteria do teatro. A classificação é livre.

Originalmente, Matilda é uma obra literária britânica escrita por Roald Dahl em 1988. A história ganhou duas adaptações cinematográficas de grande popularidade, a primeira em 1996 e a mais recente em 2022 através da Netflix. Esta não é a primeira vez que a história é adaptada para os palcos, pois também se tornou um musical de grande sucesso na Broadway em 2010 e ganhou incontáveis versões ao redor do mundo, inclusive no Brasil, normalmente estrelada por companhias de teatro musical.

Dessa vez a história de Matilda será dançada por 40 bailarinos e atores em formação do Byla Dança de diferentes idades, incluindo crianças e adultos. Em uma fusão de linguagem teatral, dança contemporânea, ballet clássico e danças urbanas, o espetáculo narra a trajetória de uma jovem garota com habilidades especiais e apaixonada pelo universo dos livros, mas que, no entanto, é incompreendida e renegada pelos pais. A jornada de Matilda se intensifica quando começa a frequentar uma escola rígida e opressiva dirigida pela cruel Trunchbull, uma mulher amarga, com passado obscuro, que busca aniquilar toda a diversão e magia da infância dos alunos. Ao lado de seus novos amigos, Matilda utiliza de seus poderes, criatividade e sensibilidade para revelar os segredos do passado de Trunchbull, destruir seu regime opressor e transformar a nova escola em um ambiente livre e acolhedor.

“Esta é uma história que aborda temas muito importantes de serem discutidos durante diferentes fases da vida, por isso é um espetáculo para toda família. Porque é sobre acolhimento e abuso familiar, direito a educação, diversidade, resistência a sistemas opressores e sobre a importância da leitura como uma ferramenta de aprendizado, estímulo a criatividade, imaginação e libertação. O espetáculo passa por esses temas de forma leve e lúdica, com muita música, diferentes estilos de dança, porém sem esvaziar esses assuntos”, revela Luciana Tude, diretora fundadora do Byla Dança, coreografa e figurinista do espetáculo.

Outro tema importante abordado pelo espetáculo é a neurodiversidade e o respeito pelas diferentes formas de compreender e enxergar o mundo e incluem, por exemplo, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de diferentes níveis e pessoas com Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). A diretora e coreógrafa Sara Uchôa, que é diagnosticada com TEA, revela que a história original foi escrita baseada nisso, na vida de uma criança neuro atípica e que através da dança foi possível explorar e trazer muito desse aspecto para o cerne do espetáculo.

“Matilda foi escrita originalmente como uma criança neuro atípica, e toda a história se desdobra a partir da forma como ela enxerga o mundo. Por isso, um dos maiores desafios de montar esse espetáculo de dança foi como construir esse mundo atípico da Matilda em um mundo típico, como tornar tangível e compreensível para o público o que se passa dentro da cabeça da Matilda. Através das linguagens do corpo e dos estímulos visuais construímos diferentes formas de passar essa sensação”, afirma Sara, que também dirigiu crianças e adolescentes neuro atípicas durante o processo de criação do espetáculo e reafirma o compromisso do Byla Dança com o respeito por todas as formas de assimilar o mundo.

SERVIÇO:

Matilda – Espetáculo de Dança

03/12 – 16h

Teatro Lizete Ribeiro (Rua Álvaro Desidério, Stella Maris)

Ingressos: R$ 40 – Via instagram @byladanca.