Iniciativa Negra promove Conferência Internacional para discutir política de drogas, reparação e...

Iniciativa Negra promove Conferência Internacional para discutir política de drogas, reparação e justiça em Salvador


A programação dividida em eixos temáticos discutirá segurança pública, saúde, enfrentamento ao racismo, entre outras intersecções no âmbito da política de drogas

A Conferência Internacional Iniciativa Negra por Direitos, Reparação e Justiça, uma agenda promovida pela Iniciativa Negra por Uma Nova Política sobre Drogas, acontece em Salvador, na Bahia, entre os dias 5 e 7 de dezembro de 2023.

O encontro será realizado na Biblioteca Central do Estado da Bahia, a primeira biblioteca pública do Brasil e das Américas, que fica localizada na rua General Labatut, 27, bairro dos Barris. A participação é gratuita e as inscrições serão feitas no local.

As discussões promovidas pela Conferência colocam o racismo no cerne de problemas sociais vivenciados pela comunidade global, principalmente nas Américas, como violência, desigualdade, injustiças penais e encarceramento em massa da juventude negra, atribuindo responsabilidades e reforçando o conceito de memória e verdade para impedir a repetição de atos que provocam danos irreversíveis para gerações de pessoas e suas famílias.

“Nós nos articulamos para promover essa reunião para que possamos reconhecer os mecanismos globais de genocídio do povo negro, e assim, pensar juntos, enquanto nação, em estratégias de enfrentamento à barbárie”, afirma a cofundadora e diretora executiva da Iniciativa Negra, Nathália Oliveira.

Nathália Oliveira

Debates
Os debates serão propostos em eixos temáticos para a discussão e a troca de experiências entre o Brasil e países vizinhos sobre segurança pública, saúde, política sobre drogas e enfrentamento ao racismo.

Estão confirmados para participar das rodas de conversa o historiador, cofundador e diretor executivo da Iniciativa Negra e, também, coordenador da Rede de Observatórios da Segurança na Bahia Dudu Ribeiro, a socióloga, cofundadora e diretora executiva de Iniciativa Negra Nathalia Oliveira, a coordenadora do Movimento Mães de Maio do Nordeste Rute Fiuza, a diretora de programas da Anistia Internacional no Brasil Alexandra Montgomery, a jornalista e gestora do Instituto Mãe Hilda Valéria Lima, a primeira cacique mulher da Bahia Cacique Valdelice(foto), o escritor Geovani Martins. Do exterior, virão Andrea Aguirre do coletivo Mujeres de Frente do Equador, Dayana Blanco da Ilex – Acción Jurídica, organização de equidade racial atuante na Colômbia e na América Latina e axmed maxamed, ativista somaliense queer da diáspora africana.

Lançamento de livro
Haverá também o lançamento do livro Periferias no Plural, resultado de uma parceria entre o Projeto Reconexão Periferias, da Fundação Perseu Abramo, e a Friedrich-Ebert-Stiftung Brasil, para ampliar o debate em torno da ideia de periferia. A publicação reúne artigos de 43 autores e autoras convidados.

O evento conta também com uma programação cultural com as Matriarcas do Samba e encerra com o Festival de Rima e Rap, com a leitura de uma carta final com as resoluções e considerações coletadas ao longos dos três dias de Conferência, seguidas por exibições musicais de artistas locais como o Cronista do Morro, Virus, Cabokaji, DJ DMT. Esta programação terá ingressos limitados, que serão disponibilizados pelo Sympla.

Outros espaços
Durante a Conferência, será instalada Tenda do Autocuidado Radical, com massagens e kits sobre redução de danos. Haverá também uma Feira de Empreendedorismo, com produtos de empreendedoras e empreendedores locais.

Para democratizar o espaço, a Iniciativa Negra vai ofertar um espaço infantil, a Ciranda dos Erês, que fica localizado na área infantil da Biblioteca. Destinado a crianças de todas as idades, o espaço vai contar com recreação e monitores e vai funcionar nos dias 6 e 7 de dezembro.

A Conferência Internacional da Iniciativa Negra tem o apoio do Fundo Baobá, Instituto Ibirapitanga, Open Society Foundations, Oak Foundation, Fundação Friedrich Ebert – Brasil, Companhia das Letras, Revista Quatro cinco um, Fundação Pedro Calmon e Governo do Estado da Bahia.

Aproveite para seguir @iniciativa_negra

Sobre a Iniciativa Negra
A Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas é uma organização da sociedade civil que atua, desde 2015, pela construção de uma agenda de justiça racial e econômica promovendo ações de advocacy em Direitos Humanos e propondo reformas na atual política de combate às drogas.