ID:Rio 2024 amplia horizontes: “Lécia by Letícia Spiller”, Almir França, Mulheres do...

ID:Rio 2024 amplia horizontes: “Lécia by Letícia Spiller”, Almir França, Mulheres do Sul Global e marcas locais aterrissam no MAC, em Niterói, e em Petrópolis

Criado em 2021 por Helena Silveira e Cláudio Silveira, responsáveis pelo tradicional Dragão Fashion Brasil (DFB) Festival (CE), a programação da 3ª edição do evento contará com desfiles de moda que têm o objetivo de provocar o mercado de moda e dar espaço aos empreendedores autorais. O primeiro desfile será na tradicional Rua Teresa, em Petrópolis, apenas com marcas locais. Em seguida, os desfiles “Lécia by Letícia Spiller” ganharam destaque no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), juntamente com “Beachwear de Cabo Frio”, protagonizado por marcas do polo criativo. Além disso, Almir França apresentará o desfile “Coleção Energia”. O último desfile será das “Mulheres do Brasil por Mulheres do Sul Global”, também em Niterói.

Com o tema “Multiversos Sustentáveis”, o ID:Rio 2024 mergulha nas possibilidades da identidade da cadeia produtiva fluminense, consolidada como motor fundamental de geração de emprego, renda e desenvolvimento para todo o Estado do Rio de Janeiro. O cronograma de desfiles veio da necessidade de romper com a singularidade da moda e dar aos pequenos empreendedores oportunidades de mostrarem seu legado e seus talentos. 

Tendo sua abertura oficial em Petrópolis, no dia 01/03 (sexta-feira), no Teatro Imperial, com solenidade no local que vai abrigar o Enel Summit. No dia 2,  tem desfile colab das marcas locais da tradicional Rua Teresa, alem da edição especial da feira Deguste. Já em Niterói, no dia 08/03 (sexta-feira), comemorando o Dia da Mulher, “Lécia by Letícia Spiller”, com apoio de  Istituto Europeo di Design (IED RJ), será o desfile mais aguardado. Para encerrar, Fernanda Abreu comandará o palco do MAC em homenagem às mulheres. No sábado (09/03), teremos o início dos desfiles “Beachwear de Cabo Frio”, diretamente da associação dos lojistas da rua de biquínis e “Coleção Energia by Almir França”.

Ainda no sábado (09/03), o Enel Summit passará o dia capacitando empreendedores, com diálogos sobre empreendedorismo, moda sustentável e protagonismo feminino. O Summit também contará com o “Inova Moda Digital by Senai Cetiqt” e diálogos sobre “Empreendedorismo e moda sustentável”.

Em seu último dia em Niterói, no domingo (10/03), o evento contará com o desfile “Mulheres do Brasil by Mulheres do Sul Global”.

O Estado do Rio de Janeiro mantém-se, há décadas, como um dos principais pólos de moda do Brasil: são cerca de 26.700 empresas, distribuídas em vários polos de moda, gerando mais de 195.000 postos de trabalho em toda a cadeia produtiva. Programação online, através do Instagram @idriofestival, e convites gratuitos via Sympla.