Up and high: WTC abre as portas

Up and high: WTC abre as portas

Foto: AFP/Divulgação

O World Trade Center de Nova York foi inaugurado nesta segunda-feira (3) depois de uma construção que levou cerca de uma década.  O novo WTC, possui 541 metros e 104 andares, projetado pelo arquiteto David Childs, já é considerado um marco da Big Apple, com suas linhas simples e janelas de vidro espelhado.

Rebatizado de One World Trade Center é considerado o terceiro maior prédio do mundo, ficando atrás apenas do Makkah Royal Clock Tower (601 metros), em Meca, e do Burj Khalifa (828 metros), em Dubai. O prédio já está ocupado por uma gigante da mídia. O governo americano também ocupará alguns andares, assim como uma empresa chinesa de transações financeira, que também vai se instalar.

Fonte: AFP/Divulgação
Fonte: AFP/Divulgação

O público poderá visitar um observatório instalado entre o 100º e 102º andares, que será inaugurado em 2015. O novo WTC inclui cinco torres, o Museu e Memorial, que já funcionava há algum tempo com enormes filas, um centro de transporte público e mall para lojas e um centro de artes.

O prédio  foi eleito o arranha-céu mais alto do continente americano, à frente da Willis Tower de Chicago, segundo o Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano (CTBUH).