Hapkido: Arte marcial coreana em projeto social na Bahia

Hapkido: Arte marcial coreana em projeto social na Bahia

Quando pensamos na prática de qualquer atividade esportiva, é mais que natural buscarmos informações infindáveis sobre as modalidades e os diversos segmentos de cada uma delas, para assim escolhermos algo que nos faça elevar a adrenalina e suar muito a camisa.

O sonho da barriga tanquinho e ter o corpo definido é na verdade o que mais fazem com que as pessoas procurem  praticar esportes, principalmente na idade adulta. Diferente dos que são executados costumeiramente, como Karatê, capoeira  e até mesmo o judô, uma arte marcial pouco difundida no Brasil , tem chamado a atenção de adolescentes na cidade de Lauro de Freitas, na Bahia no projeto Mil e Um Desafios, coordenado pelo lutador Alexandre Madson. Estamos falando do Hapkido.

hapkido

Criada pelo Grão Mestre Young Sool Choi, o Hapkido é uma arte milenar Sul Coreana dotada de socos, chutes, quebramentos, estrangulamentos , torções , rolamentos , saltos  e muita defesa pessoal.  O significado da palavra já traduz perfeitamente seus ideais: “HAP” união, aperte a mão de seu amigo, irmão e sinta o que ele te transmite de energia positiva.  “KI”  força  , internalize o que mais te impulsiona e te dá de estímulo para enfrentar as adversidades da vida , ou até mesmo do dia a dia e finalmente  “DO”  caminho espiritual , é onde procuramos a nossa paz interior e junto a isso expelir tudo o que é de maus fluídos para assim seguir o nosso caminho de forma livre e convicto de si mesmo.

O Hapkido tem em seu treinamento o conhecimento de pontos de acupuntura e massagem. Pontos esses que são utilizados em técnicas de imobilização causando muita dor no adversário, mas que também são utilizados em tratamentos e terapias. Os primeiros a usarem essa arte milenar foram os monges para se proteger dos adversários que encontravam durante os longos trajetos que faziam pelos vilarejos para catequizar os povos ao Budismo.

1

O campeão mundial, Alexandre Madson tem obtido ótimos resultados com os alunos que incentiva a pratica desse esporte. Para ser tornar um praticante do Hapkido, o adolescente precisa ser matriculado na rede de ensino e  ter entre 15 e 24 anos, sendo totalmente gratuito. Em Salvador, pode-se encontrar aulas de Hapkido  no Clube de Arte e Luta na Alegria do Castro Neves em Brotas e no Hapkido Loureiro no Barris.

Confira video do treinamento de Alexandra Madson.

Colaborador Alexandre Madson

Sem comentários

Deixa um comentário