Grãos e naturais saudáveis: como chia, linhaça e quinoa trazem benefícios à saúde
Ricas em vitaminas, minerais, fibras, aminoácidos, as sementes são capazes de regular a função intestinal e prevenir doenças
As sementes fazem parte do seu cardápio? Caso ainda não, há muitos motivos para inseri-las na dieta o quanto antes. Chia, linhaça e quinoa, grãos que compõem as mais variadas refeições, são alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibras, aminoácidos e também componentes antioxidantes que contribuem para o bom funcionamento do organismo e bem-estar dos consumidores.
Segundo a nutricionista Carolina Dias, referência no programa de Emagrecimento “Mereço+” e fundadora da Clínica Carolina Dias, a depender da semente, a saúde humana pode se beneficiar com a redução dos níveis de LDL (colesterol ruim), fortalecimento muscular e até controle da glicemia.
“Os grãos naturais são ingredientes nutritivos que garantem muitos benefícios para a nossa saúde. Diante do consumo adequado, as sementes contribuem com o processo de emagrecimento e da manutenção da massa magra. São alimentos que devem ser priorizados em detrimento dos industrializados, que prejudicam a saúde de muitas formas”, esclarece Carolina.
Para quem busca os benefícios das sementes, a Palato Especiarias é o lugar certo. Referência em produtos naturais e essências na Bahia, grãos não faltam para quem busca um cardápio mais saudável. “Nas nossas lojas, os grãos são cada vez mais buscados pelos clientes. Isso porque há um movimento crescente de preocupação com a alimentação que surgiu na pandemia e segue até hoje. O que é muito bom para a saúde”, destaca o sócio-proprietário e especialista em suplementação, Pedro Lisboa. A Palato Especiarias oferece uma variedade de grãos e especiarias a granel, disponibilizados nas lojas localizadas na Ferreira Costa, Itapuã e Simões Filho.
Conheça os benefícios das sementes:
Chia
Rica em fibra e nutrientes, a chia é uma boa aliada do emagrecimento, uma vez que aumenta a sensação de saciedade e também regula a função intestinal. Além disso, segundo Pedro, “é um alimento que também ajuda no controle da glicemia e contribui para que o organismo se recupere mais rápido após os treinos”.
Linhaça
Fonte de fibra e ômega 3, a linhaça destaca-se por impulsionar o emagrecimento e o controle da diabete, afirma Carolina. “É um grão que ajuda a regular o funcionamento do intestino, reduzir o colesterol ´ruim´ e também aumentar a saciedade, contribuindo para o emagrecimento”, ressalta a nutricionista.
Quinoa
Repleta de nutrientes e antioxidantes, a Quinoa pode ser encontrada em três cores: branca, preta ou vermelha, e é um grão que combate os radicais livres, além de prevenir doenças inflamatórias e alergias. “A quinoa é rica em ômega 3 e ômega 6, o que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, as suas vitaminas (A e E) fortalecem o sistema imunológico do nosso corpo”, afirma Pedro.