Galeria espanhola apresenta reedição de obras de Picasso

Galeria espanhola apresenta reedição de obras de Picasso

A galeria Elvira Gonzáles em Madrid, apresenta na Espanha a reedição do “Pablo Picasso par Christian Zervos”, o catálogo mais completo da obra do pintor que se converteu, com sua primeira publicação entre 1932 e 1978, em um trabalho de referencia e que agora ganhar nova edição. A obra, historicamente conhecida como A Zervos, é o único catálogo completo de desenhos e pinturas de Picasso e reúne mais de 16 mil imagens em todos os seus 33 volumes. Conhecer essa grandiosa obra é uma obrigação para o estudo da história do gênio, tanto no meio acadêmico, quanto para artistas e pessoas comuns.

Christian Zervos, o fundador da Cahiers d'Art, trabalhou diretamente com Picasso durante toda a sua vida Foto: Reprodução
Christian Zervos, o fundador da Cahiers d’Art, trabalhou diretamente com Picasso durante toda a sua vida Foto: Reprodução

Para editar, Christian Zervos, o fundador da Cahiers d’Art, trabalhou diretamente com o artista durante toda a sua vida. Como resultado desta estreita colaboração foram  publicados volumes da edição em francês, que se encontravam esgotadas desde algumas décadas.  Com o relançamento da Cahiers d’Art, o novo editor da casa parisiense, StaffanAhrenberg, decidiu publicar este trabalho e primeiro traduzido para o Inglês. “Christian Zervos dedicou sua vida a Picasso. E eu acho que é essencial que Zervos foi reeditado e está disponível para os colecionadores e pesquisadores, bem como para o mercado”, diz Ahrenberg.

Volumes revisados – Todos os volumes foram revistos em colaboração com a Administração Picasso em Paris para incluir pequenas correções para algumas referências. Assim, o catálogo é um fac-símile quase exato do original, com reproduções de peças em preto e branco, como era o desejo do pintor. “Picasso e Zervos poderiam ter feito em cores, mas Picasso queria fazê-lo, mas em preto e branco. A cor é sempre falsa”, disse a especialista em Picasso, Carmen Gimenez.

s-PABLO-PICASSO-large640

A reedição foi apresentada pela primeira vez em Paris, na sede da Cahiers d’Art, e no começo de maio, na sede da Sotheby, em Nova York, com um diálogo entre o artista Jeff Koons e historiador de arte Diana Widmaier Picasso, neta do artista. A impressão desta nova edição foi de 1.000 exemplares em Inglês e 250 em francês. Com mais de 6.000 páginas, a coleção completa ocupa 114 centímetros de largura (cada volume mede 32,8 x 25 cm).

Sem comentários

Deixa um comentário