#GRATUITO: As relações humanas pautando produções audiovisuais baianas na internet

#GRATUITO: As relações humanas pautando produções audiovisuais baianas na internet

Foto Laís Rocha / Térmico

Em meio a pandemia do coronavírus, as recomendações dos órgãos competentes é para que todos permaneçam em casa. Produtoras, cineastas, instituições têm se empenhado para fazer com que a população tenha programação diversificada em seus lares.

A internet nesse momento assumiu um papel importante, aproximando pessoas e conectando vidas. O site UR foi em busca de algumas produções audiovisuais que farão com que o seu dia de isolamento seja proveitoso.

Escolhemos duas produções baianas: um longa de 2010 do diretor baiano João Rodrigo Mattos, “Trampolim do Forte” e um curta de 2017, Térmico dos diretores Tais Amordivino e Luiz Henrique Pereira.

#TERMICO /14m23s / 2017

https://vimeo.com/240362808

Uma obra que traz em sua temática a solidão, a culpa e como lhe damos com as perdas em nossas vidas. No seu enredo o protagonista Carlos, interpretado por Maurício Pedreira, vive a angústia dos pensamentos lincados com o passado e com o seu grande amor Maria, interpretado por Bárbara Bela, que sempre esta em seus pensamentos. Mostrando o cotidiano de um homem solitario “Térmico” é um Filme que pensa o humano em suas particularidades e nos detalhes do tempo.

TRAMPOLIM DO FORTE

“Trampolim do Forte é um filme sobre a importancia da infancia. Nao é um filme PARA crianças e sim um filme SOBRE crianças. Crianças que sofrem o drama do trabalho infantil e o pouco tempo que os personagens tem para serem de fato crianças, o que fazem ? Vao saltar/brincar no Trampolim do Forte, na nossa encantada praia do Porto da Barra. Lá, eles podem vivenciar com intesidade a amizade, a fraternidade, a solidariedade, que são valores humanos fundamentais, ainda mais nesses tempos de pandemia e pandemônio. As pessoas devem assisti-lo, pois trata-se de um filme com teor regional, mas absolutamente universal. É um filme duro, mas banhado com uma poesia sutil. Nestes tempos de reclusão e confinamento, as pessoas devem assiti-lo pois ao fim vão se sentir livres, leves, como num mergulho ao por do sol no Trampolim do Forte do nosso Porto da Barra”  contou o diretor João Rodrigo Mattos.

“Trampolim do Forte”
Escrito e dirigido por João Rodrigo Mattos
(Longa ficção/2010)