“Feijoada Abortada” by Angela Velloso e João Caetano

“Feijoada Abortada” by Angela Velloso e João Caetano


Quem diria que quarenta e cinco anos depois de ter escrito e lançado a desaforada “Feijoada Completa”, Chico Buarque receberia uma resposta tão elegante e musical quanto a presente em “Feijoada Abortada”? Pois foi justamente o que fizeram os jovens compositores, João Caetano e Angela Velloso, neste novo lançamento que inaugura a parceria entre os artistas baianos.

A feijoada preparada por Angela e João, foi lançada em todas as plataformas de streaming, no último final de semana de abril. O novo fonograma realiza uma proposta inédita e meta-musical ao transformar o “samba-recado” do Chico Buarque de Holanda numa conversa tete-a-tete, ou estrofe-a-estrofe, entre os personagens da canção, dando voz à “mulher” tão requisitada nos versos buarqueanos e que, até então, recebia aquela encomenda imprevista sem direito a resposta.

Este diálogo, imaginado pelos artistas como uma ligação, vai engrossando o caldo da feijoada que na nova versão acaba por não acontecer: “Aqui em casa não vai ter feijão! Palavra final”. O que inicialmente parecia ser apenas uma paródia cômica e necessária se tornou coisa séria com o belíssimo arranjo de Duarte Velloso que também gravou os violões e o contrabaixo do fonograma; embelezados pelos clarinetes de Vanessa Melo e a percussão de Lucas de Gal. Além da aprovação do próprio Chico Buarque. João Caetano e Angela Velloso assinam a letra e dão vozes aos personagens da nova música.

O projeto que visa homenagear um dos nomes mais importantes e inspiradores da MPB, ao tempo que celebra o encontro e parceria entre os jovens Caetano & Velloso, também entregará ao público um criativo e saboroso videoclipe, gravado e produzido pela Baianê Agência, e que contou com um elenco muito especial de amigas e amigos do casal. A data de lançamento do clipe ainda não foi revelada,“mas se aproxima”, como promete o duo.

Em 1978 Chico lançava seu álbum homônimo – repleto de canções que se tornaram, desde então, grandes clássicos da MPB. A canção “Feijoada Completa” abre o disco e foi composta sob encomenda para o carioquíssimo filme “Se segura, malandro”, do Hugo Carvana. A feijoada continuou rendendo caldo quando, em 2010, a Companhia das Letras lançou “Esta história está diferente: dez contos para canções de Chico Buarque”, e o samba foi reinterpretado na pena astuta de Luís Fernando Veríssimo que inspira a narrativa do clipe desenvolvido por Caetano & Velloso em parceria com a Baianê Agência.
Lá se vão treze anos desde a última requentada literária da Feijoada Completa. Agora, em 2023, a música é novamente visitada, desta vez, a lhe conferir uma resposta precisa, transformando aquele “samba-recado” num diálogo inusitado e divertido, com ares dos tempos atuais. Na nova obra, os versos do Chico ganham respostas que buscam desencorajar aquela feijoada encomendada de última hora, gerando uma conversa inédita entre as estrofes, intercaladas, das duas letras.

Deu água na boca? Escute AQUI e em todas as plataformas digitais.

FICHA TÉCNICA
“Feijoada Abortada”
(João Caetano e Angela Velloso)
Voz: João Caetano e Angela Velloso
Violões e contrabaixo : Duarte Velloso Clarinetes: Vanessa Melo
Percussão: Lucas de Gal
Produzida por Duarte Velloso
Mixada e Masterizada por Dinho Filho Gravado no Duarte Estúdio, Salvador/BA, em 2023.