Exposição itinerante ‘Múltiplo Leminski’ na Caixa Cultural Salvador

Exposição itinerante ‘Múltiplo Leminski’ na Caixa Cultural Salvador

Foto Dico Kremer/Divulgação

Vista por mais de 325 mil pessoas, a mostra itinerante sobre o escritor Paulo Leminski (1944-1989) fica aberta à visitação até dia 07 de dezembro, na Caixa Cultural, que fica na Rua Carlos Gomes, 57, no Centro da Cidade. A exposição “Múltiplo Leminski” é a maior já feita sobre a vida e obra do multiartista, resultado de anos de pesquisa e catalogação de toda a produção do curitibano.

Conhecido por sua poesia, que é sua produção mais rica, Leminski também atuou como jornalista, tradutor, professor, publicitário, palestrante, judoca, compositor, ensaísta e romancista. Ele passou uma curta temporada na Bahia onde manteve estreita relação com os artistas da terra. A curadoria coletiva é assinada pela viúva do Leminski, a poetisa Alice Ruiz, e pelas filhas, Aurea e Estrela. As visitas são gratuitas e podem ser feitas de terça a domingo, das 9hs às 18hs.

O curitibano apresenta uma produção extensa que abrange não só a literatura, mas outras linguagens artísticas. Na mostra estão mais de mil objetos que pertencem ao acervo da família, como a máquina de escrever, livros, cartas, poesias escritas em guardanapos, vídeos e capas de LPs. “A exposição mostra todas as facetas e, em cada uma das áreas em que ele atuou, a gente reuniu o melhor. A seleção não foi fácil, mas é importante ter uma amostragem de qualidade de cada uma das áreas. O resultado é que dentro do conjunto, a gente consegue representar bem, mostrar toda a capacidade dele em cada uma das produções”, analisa Aurea Leminski.

 

Serviço

Exposição Múltiplo Leminski, na Caixa Cultural
Visitação até 07 de dezembro
De terça a domingo, das 9h às 18h – Entrada franca.