Exposição celebra artistas portugueses na Espanha

Exposição celebra artistas portugueses na Espanha

Uma boa novidade para quem está na capital espanhola e mediações é a chegada das obras de 40 artistas contemporâneos portugueses ao Centro de Arte Alcobendas (CAA), que fica na calle Mariano Sebastián Izuel, 9. Alcobendas – Madrid. Estas obras questionam a cultura contemporânea e exploram as possibilidades de mediação da obra de arte no contexto social. São artistas que parecem empenhados em situar a arte entre os processos de construção de conhecimento interdisciplinar, e tomam os métodos e os interesses das artes visuais e, também, da antropologia, da história, do jornalismo, da psicologia, da literatura e do urbanismo.

Divulgação
Divulgação

O artista como antropólogo faz seu o imperativo de se referir ao mundo real, de propiciar a compreensão cultural e de gerar uma reflexão atual sobre o social. Suas obras fazem parte da Coleção Navacerrada de arte contemporânea internacional e compõem uma belíssima exposição que permanecerá até o dia 05 de dezembro,

A exposição denominada “Acervo: Artistas portugueses na coleção Navacerrada”, acompanha a criação dos últimos 15 anos em Portugal, mostrando, segundo a curadora Mónica Alvarez Carega, “as possibilidades de mediação da obra de arte no contexto social”.

hierba_ampliada

Obras de artistas como Helena Almeida, Ângela Ferreira, José Pedro Croft e Rui Chafes estão integradas na exposição, bem com a obra denominada geração 25 de Abril, na qual se enquadram criadores como Ana Cardoso, Pedro Barateiro, João Pedro Vale e Vasco Araújo, e de novos talentos como Rui Pedro Jorge e Ana Santos.