“Existe uma BAHIA além do dendê, com ingredientes para serem usados e...

“Existe uma BAHIA além do dendê, com ingredientes para serem usados e conhecidos. Essa é a minha missão ” Ricardo Brito , chef do Al Mare

Há dois anos à frente da cozinha do restaurante Al Mare, o chef Ricardo Brito de 30 anos de idade e com 8 anos de experiência, tem conquistado cada vez mais espaço como um dos maiores nomes da gastronomia na Bahia.

Localizado na área gourmet do Salvador Shopping, o Al Mare é uma das referências na capital baiana da culinária mediterrânea, com influências italianas, espanholas e com toques na culinária brasileira.

Sem muitos rótulos, como o próprio chef costuma afirmar, seu fazer diário, preza pela qualidade dos pratos a serem servidos a sua clientela fiel, que lota o estabelecimento em todos os horários para provarem as delícias de Ricardo, pupilo do Chef Fabricio Lemos, ex chef do Al Mare.

Robalos, badejos, polvos, camarões, carnes são a base para o preparo de pratos como risottos, espaguetes, moquecas, massas frescas e nhoques.

Frutos de Mar al Provençal

“Existe uma BAHIA além do dendê, com ingredientes para serem usados e conhecidos. Essa é a minha missão ” afirmou Ricardo em sua aula show no IV Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, Sul da Bahia no dia 15 de julho.

Por três vezes campeão na categoria Peixes e Frutos do Mar pelo prêmio Veja Salvador Comer e Beber[2012, 2013 e 2014], campeão do Desafio Gastronômico 2016 do Salvador Shopping e escolhido pelos internautas como melhor restaurante pelo Restaurant Week 2017.

Participante do Desafio Gastronômico realizado pelo Salvador Shopping, o Al Mare criou um prato especial para a ocasião: Filé Mignon Grelhado com Risotto de maçã verde e fumeiro com molho béarnaise tinto. Lembrando que além do cardápio tradicional, o restaurante oferece Menu Regional com entrada, Prato principal e sobremesa.

 

Dadinho de Tapioca com ragú de linguiça e polenta frita / Menu Regional

 

“Um menu executivo que mudamos a cada dois meses. Sendo o Menu Regional uma referência a nossa cultura com ingredientes típicos de diversas áreas do Nordeste. Queijo coalho com geleia de manga, picles de maxixe e picles de cebola roxa, Peixe com molho de manteiga de garrafa e limão, filé do sol com pirão de leite e verduras do sertão, são alguns dos pratos principais desse menu” comentou o chef.

Camarão VG/ Cardápio Fit

Com formação em gastronomia pela UFBA – Universidade Federal da Bahia e passagem pelos restaurantes Genaro de Carvalho e Passeio da Vitória no Sheraton Hotel da Bahia, antigo La Figa, Riz e La Côte, o chef tem prestado consultoria por diversos estabelecimentos como o Barra Vento em Salvador , Vila das Pedras em Morro de São Paulo e Pier do Pontal em Ilhéus e feiras pelo estado, levando o seu conhecimento.

Acompanhe as criações do chef em seu Instagram @ricardobrito86 e ainda no @almaresalvador.