Escolinha Maria Felipa abre edital para bolsas do Adote um Educande

Escolinha Maria Felipa abre edital para bolsas do Adote um Educande

Famílias residentes em bairros periféricos ou quilombos urbanos poderão concorrer a 05 bolsas para suas crianças, através da terceira edição do Adote um Educande, a partir do dia 12 de outubro.

A Escolinha Maria Felipa, escola de educação infantil e ensino fundamental, afro-brasileira e trilíngue – português, inglês e libras (@escolinhamariafelipa) abre o edital ( https://linktr.ee/MariaFelipa ) para crianças negras e indígenas em situação de vulnerabilidade, com renda familiar de até 1,5 salário mínimo.

As inscrições para concorrer às bolsas estudantis, divididas em duas para o grupo dois, duas para o grupo três e uma para o grupo cinco, podem ser realizadas até o dia 01 de novembro. O projeto é um compromisso social que a Escola estabelece com a sociedade e com as famílias que vão crescendo junto com a trajetória da instituição, que se organiza para acompanhar a criança até onde puder.

Com 10 crianças já contempladas nas edições anteriores, é através do catarse que a adoção acontece, mediante doações coletivas do público externo no site de financiamento coletivo,  possibilitando que a manutenção da educação delas aconteça. É possível doar também por meio de assinaturas mensais automáticas e transferências bancárias.

Escola Maria Felipa
A Escola Maria Felipa é a primeira escola afrobrasileira do país, é trilíngue – português brasileiro, inglês e libras e funciona até o segundo ano do ensino fundamental. Com  matrículas abertas, retornou com as aulas presenciais dia 30 de agosto, num sistema híbrido  – online e presencial,  respeitando todos os protocolos de prevenção à Covid-19, com equipe de profissionais totalmente vacinada e a partir da escolha de cada família. A instituição de ensino infantil é afroreferenciada,  decolonial, valoriza a diversidade e carrega o nome de uma mulher, uma referência histórica de força, luta e liderança, como compromisso à ancestralidade africana.

Localizada em Salvador, cidade mais negra do mundo fora do continente africano, a EMF foi criada em 2017 por Bárbara Carine, idealizadora e consultora pedagógica da instituição, no processo de adoção de sua filha, uma criança negra. A instituição surge para todas as crianças a partir da  grande preocupação da família em promover uma educação escolar que estivesse fora dos marcadores historiográficos eurocêntricos e subalternizados de existências não-brancas, ao perceber que esse lugar não existia.

Além das ações regulares e do Adote um Educande, a escola desenvolve uma série de outras atividades vinculadas a prática antirracista, como a  Afroeducativa, que são formações pedagógicas para as relações étnicas-raciais destinadas a formação de pessoas interessadas na temática, consultorias para entidades de setores públicos e privados preocupados com a superação do racismo nos diferentes complexos sociais.

A instituição ainda desenvolve materiais didático-pedagógicos antirracistas, disponíveis na lojinha virtual da escola. Em sua organização didático-pedagógica, cada turma é nomeada por um reino/império africano que norteará os estudos dos grupos, sendo eles, Império Inca (G2 – 02 anos), Reino Daomé (G3 – 03 anos ), Império Maia (G4 – 04 anos), Império Ashanti (G5 – 05 anos) e Reino de Mali (1° ano fundamental). A partir de 2022, a Maria Felipa passa ofertar a turma do 2° ano fundamental.

Serviço
O quê? Adote um Educande – Edital de bolsas
Quando?  A partir de 13 de outubro de 2021
Onde ? Edital : Instagram @escolamariafelipa ( https://linktr.ee/MariaFelipa ) e site do financiamento coletivo
Financiamento Coletivo
Para maiores informações: Telefone: (71) 35063731 Email: escolinhamariafelipa Instagram:@escolinhamariafelipa

fotos Dante Vicenzo