Ebook ilustra ritos e cotidiano em terreiros de candomblé através da fotografia

Um passeio pelos ritos e tradições do candomblé através da fotografia, essa é a proposta do livro AWO – Luzes e sombra de uma religião em trânsito” que será lançado em formato digital no dia 3 de março. As imagens foram produzidas pelo fotógrafo baiano Iuri Marc, formado pela prestigiosa escola de fotografia FPSCHOOL de Milão (Itália), e ilustram o cotidiano de dois terreiros baianos: o Ilê Axé Ewê, localizado na Fazenda Grande 1 –Cajazeiras, e o  Ilê Asé Ojisé Olodumare, que fica na vila de Barra do Pojuca, em Camaçari. O livro estará à venda no site da Amazon a partir da data de lançamento no LINK.

A obra fotográfica apresenta a cultura religiosa em todos os seus aspectos, desde a cozinha ritualística, à preparação do vestuário, adornos e organização do espaço, até as manifestações de culto aos orixás. Iuri utiliza especialmente do recurso em preto e branco, brincando com luzes e sombras, utilizando o contraste da pele negra com as vestimentas brancas em reverência a Oxalá. Mas o livro também traz fotos coloridas e planos detalhes que transmitem seu olhar artístico.

“Foi um desafio tentar me tornar invisível para não interferir nas cenas cotidianas e ao mesmo tempo captar o desenrolar das tarefas ritualísticas. Meu propósito foi transformar cada momento em poesia, eternizar através da fotografia os olhares, gestos e sorrisos em sinal de demonstração de fé, cuidado e devoção”, afirma Iuri.

As fotos selecionadas para compor o livro oferecem uma experiência sensorial e poética acerca da religião. Cada capítulo conta também com um texto de apresentação produzido pela escritora italiana, antropóloga e filha de santo, Marianna Soffiantino.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares eIdentitárias-CCPI (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO:

Lançamento do livro: “AWO – Luzes e sombra de uma religião em trânsito”

Autor fotográfico: Iuri Marc

Textos de apresentação: Marianna Soffiantino

Data: 3 de março

Valor: R$ 24,90

Venda na Amazon: http://bit.ly/awo-iurimarc

Acompanhe em @iurimarc

Sobre Uran Rodrigues 10213 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.