DENDEZEIRO REVELA TERCEIRO ATO DA PESQUISA ‘COR DE PELE’ PARA 55a EDIÇÃO...

DENDEZEIRO REVELA TERCEIRO ATO DA PESQUISA ‘COR DE PELE’ PARA 55a EDIÇÃO DA SPFW+ORIGENS

Leo Sclark por Kevin Oux

Conhecida por celebrar a diversidade em suas criações e apresentar um design único e agênero, a grife baiana Dendezeiro – assinada pelos designers Hisan Silva e Pedro Batalha – desfilará no próximo dia 26, a partir das 19h, na 55a edição do São Paulo Fashion Week (SPFW) – Komplexo Tempo | Parque da Mooca, São Paulo.

Afirmando a importância da criação preta no cenário de moda nacional e internacional no Komplexo, a Dendezeiro mostrará em sua passarela que os baianos estão prontos para o próximo nível.

Hisan e Pedro por Kevin Oux

Nesta edição, Hisan e Pedro apresentam mais uma etapa da constante pesquisa que leva o tema da coleção ‘Cor de Pele’, explorando a pluralidade de tonalidades, traços e características presentes em cada pele.

‘Cor de Pele’ ganhou vida em 2019, no lançamento da marca, quando a Dendezeiro quis abordar diversos tons, texturas e potencialidades da pele, em foco, pele preta e indígena. Um projeto que teve continuidade em 2021, no seu segundo ato, apresentado com fashion film na Casa de Criadores.

Agora, na N55 da SPFW, o terceiro ato será dividido em blocos e abordará desde os tons e shapes até as artes que cada pele carrega, como estrias, sardas, celulite, vitiligo e peles albinas. Para Dendezeiro, a diversidade é mais do que um pilar, é o único caminho possível para celebrar a individualidade e transformá-la em poder.

“Falar sobre diversidade toca diversas camadas da nossa sociedade. Hoje, todos os caminhos na conquista da liberdade partem do pressuposto de que o mundo não é inclusivo e a diversidade é para além de um status, é resistência. ‘Cor de Pele’ nasce como um projeto de emancipação, buscando transformar a diversidade em poesia e poder. Essa pluralidade é o que forma o Brasil”, destaca Hisan Silva.

Caminhando em direção à consolidação no mundo da moda por meio de suas criações que reforçam identidade e inclusão, cruzando elementos de alfaiataria e streetwear, a grife baiana apresenta a composição perfeita de seu DNA.

Dentre o casting que desfilará diversos tons de pele, estão as cantoras Majur, Liniker e Pocah, e o ator Gabriel Mosca. A escolha representa a pluralidade e as diferentes características de tons de pele, fazendo jus ao tema da coleção.
Para a DND, a moda precisa abordar suas criações através do olhar de que a maioria da população brasileira tem um corpo único, com referências e características próprias. “ A cor de pele é um projeto de pesquisa da Dendezeiro que celebra a diversidade de tons de pele, não de uma maneira romântica, mas buscando trazer um novo imaginário para pessoas negras, indígenas, racializadas, sobre sua auto percepção do seu corpo e da sua cor“, acrescenta Pedro Batalha.

Na edição ORIGENS da SPFW, a grife baiana se une novamente a Havaianas, para apresentar a nova collab Havaianas <3 Dendezeiro – Nossas cores, que traz calçados, peças de vestuário e acessórios. A marca patrocina o desfile e será responsável pelos calçados que irão completar os looks desfilados na passarela e também fará parte de um dos momentos chave do desfile.
A collab é o resultado de uma parceria que vem desde 2022, quando a Dendezeiro fez sua estreia na semana de moda de São Paulo. Neste ano pretendem unir a brasilidade cultural das Havaianas, com a identidade criativa e plural da coleção ‘Cor de Pele’.

“Havaianas é uma marca que se orgulha de estar ao lado de designers promissores que representam tão bem a moda brasileira. A collab Havaianas <3 Dendezeiro – Nossas cores valoriza nossa terra, nosso povo, nossas cores e dá voz à cultura nordestina e inspira as pessoas a se orgulharem de suas raízes. É uma maneira genuína de celebrar a representatividade e mostrar ao mundo que, se existe algo que nunca sai de moda, é a nossa brasilidade”, comenta Mariana Rhormens, diretora de marketing da Havaianas Brasil.

A pluralidade é um dos principais traços de DNA do Dendezeiro, e a marca segue buscando expandir seus conhecimentos sobre essa temática tão importante e complexa. A coleção é um exemplo disso, e promete encantar, inspirar e fazer o público da São Paulo Fashion Week refletir.