Confira o primeiro álbum da Sambaiana em todas as plataformas

Um grupo de mulheres, musicistas, amigas e apaixonadas pelo estilo musical mais brasileiro de todos: o samba. Assim é a Sambaiana, um coletivo feminino de samba que surgiu em Salvador (BA) e tem a presença de Grace Profeta (voz e percussão), Ju Moraes (voz), Lalá Evangelista (percussão), Marcinha BB (percussão), Marília Sodré (violão e voz) e Rayra Mayara (voz e cavaco) e lançou nessa terça-feira, dia 31 de agosto seu primeiro álbum em todas as plataformas de música.

O projeto foi todo gravado no estúdio da Colaboraê e traz no repertório oito faixas, cinco delas já apresentadas ao público em formato de single, e todos os arranjos e produção feitos pelas artistas. O trabalho está disponível no LINK.

O álbum, que leva o nome do grupo, traz diversas vertentes do samba, mostrando a pesquisa e diversidade do trabalho das musicistas. “Entre as oito faixas temos o samba tradicional, elementos do pagode baiano, ijexá, samba chula e elementos marcantes da percussão que nos levam à nossa matriz. Também brincamos em misturar estilos, trazendo a salsa para o samba”, diz Marília Sodré, que também assina a direção musical da Sambaiana.

Entre as músicas inéditas está a releitura do coletivo para Mania de Você, sucesso de Rita Lee. A faixa que abre o álbum, Mete a Mão no Couro, tem a participação especial da cantora baiana Matilde Charles, que lê um texto sobre as Rodas de Samba e como o grupo vê o futuro: negro, coletivo e mulher. A outra faixa inédita é Saravá, Paz e Bem, que tem nos vocais Rayra Mayara

“Trouxemos um repertório autoral para esse projeto, com composições próprias ou tendo mulheres entre as compositoras”, destaca Ju Moraes, diretora artística do coletivo.

As faixas já apresentadas para o público, desde fevereiro de 2021 em formato de single, conquistaram o público. Groove Arrastado, Câncer com Touro, Santo Toque, Eu Não Acredito Mais em Você e Amor de Hoje, já tiveram mais de 140 mil plays nas plataformas de música, e estão presentes nas principais playlists do gênero musical, como Roda de Samba e Samba & Água Fresca. O coletivo surgiu em dezembro de 2019 com shows quinzenais reunindo o público em uma verdadeira roda de samba.

“Para a Sambaiana, o Samba é um ato de resistência e a mulher não pode ficar restrita aos vocais e tem que comandar toda a cadeia da música”, pontua Ju. Em breve o público pode aguardar novidades sobre a Sambaiana. “Esse é só o começo”, anunciam. O álbum Sambaiana sai com o selo da Colaboraê e distribuição digital da ONERpm.

Álbum Sambaiana:
Faixas:
1. Mete a Mão no Couro – Marília Sodré, Lalá Evangelista e Pedro Abib
2. Amor de hoje – Marília Sodré, Júlia Rocha e Fabiano Lie
3. Sarava paz e bem – Elisa Fernandes
4. Groove Arrastado – Ju Moraes e Karla da Silva
5. Santo Toque – Marília Sodré e Fabiano Lie
6. Mania de você – Rita Lee e Roberto de Carvalho
7. Eu não acredito mais em você – Ju Moraes, Rayra Mayara e Maríilia Sodré
8. Câncer com Touro – Ju Moraes, Rayra Mayara, Maríia Sodré, Grace Profeta, Lalá Evangelista e Marcinha BB
Direção Musical: Marília Sodré
Direção Artística: Ju Moraes
Arranjos: Sambaiana
Participações Especiais: Matilde Charles (Mete a Mão no Couro) e Alana Gabriela (Eu Não Acredito Mais em Você)

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Sobre Uran Rodrigues 10218 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.