‘Collab Artesanato da Bahia’ lança coleções de moda com destaque para tradições quilombolas
Iniciativa leva criações à passarela da SPFW e valoriza identidade cultural de artesãos baianos
O Espaço Crescer da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) foi palco, nesta segunda-feira (26), do lançamento do projeto “Collab Artesanato da Bahia”. O projeto tem como principal objetivo promover a inclusão socioprodutiva e fomentar a geração de renda para artesãos baianos, ao mesmo tempo em que valoriza suas identidades e tradições culturais.
Durante o evento, o secretário estadual Davidson Magalhães enfatizou a relevância dessa parceria, que não apenas conta com a participação do Governo do Estado, mas também com o apoio direto do governador Jerônimo Rodrigues (PT). “Essa iniciativa, focada no artesanato, visa precisamente incluir de maneira socioprodutiva segmentos que são fundamentais e que, do ponto de vista das políticas públicas, precisam de cada vez mais atenção”, destacou.
O projeto busca fortalecer o artesanato baiano, oferecendo meios para o desenvolvimento econômico dos artesãos e a preservação das tradições culturais. “A proposta é qualificar a comunidade e, com a parceria, inserir esses artesãos no mundo da moda, além de fornecer kits de internet para que possam fotografar e posicionar seus produtos online”, explicou Weslen Moreira, coordenador de Fomento ao Artesanato da Setre.
Sob a condução da marca Meninos Rei, o “Collab Artesanato da Bahia” irá oferecer uma série de oficinas, voltadas para a criação e confecção de acessórios, bem como para a qualificação de artesãos, grupos de produção, associações, arquitetos e designers de interiores. Céu Rocha, um dos irmãos estilistas da Meninos Rei, expressou sua satisfação com a parceria. “Estamos muito felizes. A marca completa 10 anos em dezembro, e sabemos que o trabalho que apresentaremos na SPFW será enriquecido por mãos muito preciosas.”
Entre os resultados esperados, destaca-se o desenvolvimento de duas coleções de acessórios de moda artesanal em colaboração com a Associação Raízes do Quilombo Pitanga de Palmares, de Simões Filho. Uma das coleções, de caráter conceitual, será apresentada na passarela da 58ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), em outubro. A outra, com foco comercial, será promovida pela Associação em espaços de apoio ao artesanato baiano.
Claudinéa Conceição dos Santos, artesã e integrante da Associação Raízes do Quilombo, trabalha com piaçava e palha da costa, materiais tradicionais de sua comunidade. “Minha expectativa não é só minha, mas falo em nome de um grupo com 33 mulheres e um homem. É uma grande felicidade poder participar de uma coleção que nunca esperávamos alcançar. A palavra certa seria gratidão e o legado continua,” declarou ela, referindo-se à participação na SPFW.
Além da visibilidade na São Paulo Fashion Week, o público terá a oportunidade de conferir uma ampla variedade de produtos, como bolsas, lenços, chapéus, pulseiras e brincos, todos confeccionados com materiais como palha de piaçava, miçangas, búzios e figas de madeira.
Parcerias
Esta iniciativa é fruto de uma parceria estratégica entre a Setre, por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), e diversas entidades, como o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), a Comunidade Cidadania e Vida (Comvida), a Associação Raízes do Quilombo, a Federação das Associações de Artesanato do Estado da Bahia (Faab) e a marca Meninos Rei.