Coletivo Flipeba participou da FLIP Preta em Paraty


Evento ocorreu entre os dias 01 e 03 de agosto no Rio de Janeiro

Com parte das atividades que antecedem a 4ª edição da Festa Literária de Boipeba (FLIPEBA), o coletivo organizado participou da programação da Flip Preta, em Paraty, no Rio de Janeiro, entre os dias 01 e 03 de agosto. O Coletivo Flipeba apresentou o livro História Ancestrais, escrito por estudantes da Escola Estadual Cândido Meireles – Anexo IV, na Ilha de Boipeba, e que foi lançado na edição de 2024 da Flipeba. A Flip Preta, que acontece dentro do Quilombo do Campinho e ocorreu paralelamente às atividades da tradicional FLIP, contou com diversas atividades relacionadas à literatura, música, artes visuais, colocando no centro da pauta as questões relacionadas à comunidade.

Além do lançamento, o Coletivo esteve presente em uma mesa Mesa de Contos e Reescritas, que abordou a vivência da literatura nas comunidades quilombolas. O grupo também participou da roda de conversa com Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente, sobre as questões relacionadas aos desafios ambientais do presente. Marina também recebeu o livro lançado em Boipeba.

“O convite feito à Flipeba faz parte de um processo de articulação dos nossos territórios, entre as comunidades da Mata Atlântica, e esperamos que seja o primeiro de muitos encontros em defesa da ancestralidade, da cultura e das comunidades”, Vagner do Nascimento coordenador geral do Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT). “Foi um passo importante em todos os encontros durante a programação. É um aprendizado e uma troca, especialmente, porque são eventos marcados pelo protagonismo das comunidades”, afirma Cátia Suzete, professor e coordenadora da Flipeba.

Festa Literária de Boipeba (Flipeba) celebrará os saberes das comunidades tradicionais

A ilha de Boipeba, localizada no município de Cairu, região do Baixo Sul da Bahia, se prepara para realizar a 4° edição da Festa Literária de Boipeba (Flipeba). O evento, que acontecerá entre os dias 9 e 11 de outubro, reunirá escritores, artistas, estudantes e professores da rede municipal e da estadual de ensino, além de moradores e turistas que visitam o local. Com o tema “Histórias para um futuro possível- literatura e comunidades tradicionais como ferramenta de preservação dos ecossistemas”, a Festa terá mais de 30 atividades, entre oficinas educativas, contações de histórias, mesas literárias, mostra de cinema, lançamentos literários, performances, apresentações musicais e exposições. O evento é totalmente aberto e gratuito.

A programação completa será divulgada a partir de setembro nas redes do evento. Para maiores informações e dúvidas, acesse o perfil da Flipeba no Instagram (@flipeba).

Sobre Uran Rodrigues 10756 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.