Circuito Uncomfortable Food integra a iniciativa Juntas Na Mesa em Salvador

Circuito Uncomfortable Food integra a iniciativa Juntas Na Mesa em Salvador

Cerca de 25 restaurantes em seis cidades do Brasil estão oferecendo pratos especiais e cheios de representatividade além dos seus menus tradicionais – é o Circuito Uncomfortable Food, promovido por Stella Artois dentro do movimento Juntas na Mesa, criado para promover uma gastronomia com mais protagonismo feminino e equidade de gênero.

Em Salvador, os restaurantes Café e Cana e Encantos da Maré participam do projeto, cada um com seu prato autoral – que ficam disponível até 14 de janeiro de 2023 –, criado 100% por chefs mulheres que, a convite da cerveja da Ambev, ressignificaram em experiências gastronômicas os desconfortos e desafios que enfrentam dentro das cozinhas profissionais apenas pelo fato de se identificarem como mulheres nesse mercado. Além de Salvador, participam estabelecimentos do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba.

Confira os restaurantes da capital baiana que participam do Circuito Uncomfortable Food e suas respectivas criações:

Elvira

O Café e Cana, restaurante liderado pela chef Elvira de Morais, vai servir a criação “Pôr do Sol”, inspirado em uma situação que ela passou em seu restaurante, no Bonfim, em que uma cliente a procurou para apresentar a suas amigas e uma delas questionou se ela era mesmo a dona do restaurante, que era uma afronta ela como mulher, negra, ser dona de um restaurante em um casarão de brancos. Esse fato ocorreu no final da tarde, e desencadeou a ideia de fazer um prato diferente, e assim nasceu o ‘Pôr do Sol’. O prato leva camarão, filé de badejo, purê de aimpim e molho apimentado. Endereço: R. do Carmo, 25 – Santo Antônio Além do Carmo.

Deliene

Já o Encantos da Maré, liderado pela chef Deliene Mota, criou o “Um, dois, feijão com arroz” A chef explica que, nos períodos de escassez, ela e sua família sempre se reinventaram para conseguir comer dignamente. Como só tinham acesso a alimentos considerados essenciais, entendiam que comer era mais importante que qualquer luxo. E, como forma de trazer essa situação que viveu, o prato, que leva feijão, arroz, carne do sol, coentro, salsa, cebolinha, cebola roxa, pimenta doce, queijo coalho, farinha de mandioca, ovos, banana e limão é um bolinho de arroz e feijão, inspirado na sua avó. Endereço: R. Teodósio Rodrigues de Faria, 27 – Bonfim.