Circuito Filmes que Voam! promove oficina de direção com a cineasta indígena Graciela Guarani e exibição do longa Baile Soul em Salvador

Reconhecida internacionalmente por seu trabalho, Graciela Guarani ministra oficina gratuita no dia 26 de agosto, no Espaço Cultural Alagados. No mesmo dia, projeto também exibe filme sobre o Movimento Soul.

A produtora e distribuidora Borboletas Filmes (@borboletasfilmes) segue fortalecendo seu compromisso com a democratização do acesso ao audiovisual e a valorização de vozes diversas no cinema brasileiro, através do projeto Circuito Filmes que Voam!. Em sua próxima iniciativa, o projeto realiza  uma oficina gratuita de direção cinematográfica com a cineasta indígena Graciela Guarani, reconhecida internacionalmente por sua trajetória que une arte, ancestralidade e engajamento político.

A oficina abre a programação dia 26 de agosto (terça-feira), das 14h às 18h, no Espaço Cultural Alagados, no bairro do Uruguai, em Salvador (BA). Aberta ao público, a atividade oferece um mergulho nos processos criativos e técnicos da direção para cinema. Graciela Guarani dirigiu, roteirizou e fotografou mais de 10 obras audiovisuais, entre elas o longa documental internacionalmente premiado “My Blood is Red” (2019), o especial “Falas da Terra” (2021) e “Histórias Impossíveis” ( 2023) da Rede Globo, além da segunda temporada da série “Cidade Invisível” (Netflix, 2023).

A atividade tem como objetivo apresentar conceitos, princípios e diretrizes básicas da direção geral para cinema, explorando as etapas criativas e técnicas da realização audiovisual. O conteúdo abrange desde a atuação da direção na tomada de decisões artísticas e definição da linguagem cinematográfica, até a gestão de equipe e o diálogo entre as áreas criativas de uma produção.

Para Camila de Moraes, diretora da Borboletas Filmes, o Circuito Filmes que Voam! tem como essência valorizar produções realizadas por mulheres, pessoas negras e indígenas, criando pontes entre artistas e comunidades. “Realizar essa oficina de direção no bairro do Uruguai, ministrada por uma mulher indígena, é de extrema potência. É a oportunidade de dialogarmos sobre outras narrativas dentro do audiovisual, especialmente aquelas que trazem o olhar de pertencimento dos povos originários. Para nós, promover esse intercâmbio cultural com a periferia de Salvador é extremamente gratificante.”

Desde janeiro de 2025, o projeto Circuito Filmes que Voam! tem proporcionado esse contato de diversos profissionais, de diferentes regiões do Brasil, com o público de Salvador para oficinas e sessões de bate-papo. Já passaram pelo projeto as atrizes Jéssica Ellen e Ayomi Domenica, de São Paulo, além do ativista Renato Freitas, do Paraná.

“Estar próximo de profissionais atuantes no cenário nacional nos inspira e nos mostra que podemos ocupar cargos de direção, atuar diante das câmeras, escrever roteiros e ter referências próximas com quem trocar experiências. É isso que as oficinas e formações do projeto buscam: aproximar cada vez mais as pessoas desse fazer artístico e possibilitar que conheçam de perto quem já trilha esse caminho há algum tempo”, afirma Camila de Moraes

Exibição do longa Baile Soul e bate-papo com Dom Filó

Ainda no dia 26 de agosto, o projeto realiza mais uma exibição de filme no Espaço Cultural Alagados. A partir das 19h,  será exibido o filme Baile Soul, produção que resgata os caminhos, influências e a força do movimento soul no Brasil. O filme apresenta depoimentos de figuras centrais do cenário e evidencia a importância da cultura negra na construção da identidade musical do país, revelando como o soul dialoga com resistência, pertencimento e comunidade.

Após a sessão, o público poderá participar de um bate-papo com Asfilófio de Oliveira Filho, mais conhecido como Dom Filó. Produtor cultural, documentarista, diretor de TV, jornalista e engenheiro com mais de 40 anos de experiência, Dom Filó é referência no Movimento Negro e no Movimento Soul. CEO da Cultne TV e mentor do maior acervo digital de cultura negra da América Latina, ele estará presente para compartilhar suas vivências e reflexões sobre o filme.

O projeto Circuito Filmes que Voam!”  foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.

SERVIÇO
Circuito Filmes que Voam!Data: 26 de agosto (terça-feira)14h às 18h: Oficina de Direção com Graciela Guarani> 19h: Exibição do filme Baile Soul com presença de Dom Filó
Espaço Cultural AlagadosAtividade gratuita e aberta ao públicoAcompanhe em: @borboletasfilmes

Sobre Uran Rodrigues 10756 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.