Cia. João Perene estreia dia 02 de setembro o espetáculo “Sobre a...

Cia. João Perene estreia dia 02 de setembro o espetáculo “Sobre a Reta do Fim”

Reconhecida como uma das mais importantes companhias de dança contemporânea do estado da Bahia, a Cia. João Perene – Núcleo de Investigação Coreográfica estreia no próximo dia 02 de setembro, às 20h, no Teatro Xisto Bahia, o espetáculo Sobre a Reta do Fim, montagem inédita que reflete os desafios de viver a dança nos atuais contextos econômico, político e social.

Contrapondo toda austeridade social e na tentativa de sair da “zona quase morta”, a encenação “trata de resistência e de sublimar a realidade de forma poética sem deixar que toda esta situação tire dos artistas envolvidos com a proposta o seu lugar de honra: o Palco”, afirma João Perene – idealizador, diretor e coreógrafo do espetáculo.

Pensado para ser vivido em um só fôlego, o espetáculo segue uma qualidade de movimento baseada no fluxo continuo, exigindo dos bailarinos uma entrega visceral, imediata e intensa, uma vez que – após iniciada a dança, os corpos atingem extremos de movimento e exaustão.

Rompendo com as molduras clássicas, a dança contemporânea agrupa uma coleção de métodos e sistemas desenvolvidos a partir da dança moderna e pós-moderna, emergindo numa nova noção de corporalidade. A busca por um sentido mais experimental e menos estratificado permite ao bailarino assumir posturas autônomas e interventivas na coreografia, demonstrando assim um mix de corpos multiculturais em suas referências e uma dança mais transversal em suas construções.

Contemplado no edital Setorial de Dança de 2016 do Fundo de Cultura, o Núcleo de Investigação Coreográfica cumprirá ao longo do mês de agosto a sua função social de levar arte e dança para todos, proporcionando assim um novo olhar sobre o contemporâneo e extrapolando os ambientes tradicionais de circulação e envolvimento.

Após estreia, o espetáculo segue temporada de apresentações nos dias 3, 9, 10, 16 e 17, no Espaço Xisto Bahia – Rua General Labatut, 27 – Barris, aos sábados (20h) e domingos (19h), com ingressos a preços populares – R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Para mais informações acesse www.joaoperene.com.br.

FICHA TÉCNICA

Gênero – Dança Contemporânea
Classificação – Livre
Direção, Coreografia e Figurino – João Perene
Assistente de Coreografia – Marcley Oliveira
Elenco – Barbara Barbará, Joely Silva, Luiza Agra, Neemias Santana, Ramon Moura
Luz – Gerard Laffuste
Produção Geral – Monica Brandi
Produção Executiva – Silvia Teixeira
Assessoria de Imprensa – Criativos Coletivos | Rodrigo Almeida e Monique Maione
Fotografia – Carlos Barral (Dadi)