Chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca estão entre os 100 melhores chefs...

Chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca estão entre os 100 melhores chefs do mundo 

Foto Leonardo Freire

Os chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, que comandam o Origem, Ori, Mini Bar Gem e Segreto, foram eleitos os 74º melhores chefs do mundo, segundo o The Best Chef Awards, que divulgou a lista nesta segunda-feira, 20 de novembro. Esta é a estreia dos chefs no ranking, que este ano também estrelam no The Latin America’s 50 Best Restaurants, estando na lista de 51-100, ficando na 76ª colocação. 

Os chefs abriram o Origem em 2016 como primeiro restaurante soteropolitano a servir exclusivamente menu degustação. Seis anos depois, em 2022, entrou para a família internacional do The World’s 50 Best Restaurants, conquistando a 52ª posição entre os 100 melhores restaurantes da América Latina. Se o Origem os chefs guiam a experiência gastronômica em uma degustação surpreendente, é no Ori – casa mais casual da dupla, aberta em 2018 – que é possível fazer escolhas, compartilhar porções e repetir sabores em formato à la carte. Com cartas de drinques – assinada pela especialista em destilados, Isadora Bello Fornari (Isadinha) – e menu de snacks, o Gem, inaugurado em 2020, acompanha o conceito todo do Grupo, apresentando uma coquetelaria contemporânea de alma regional. Aberto em 2022, o Segreto Ristorantino traz a base da cozinha italiana para Salvador com exclusivos menus ítalo-baianos em um espaço de experimentação com apenas 18 lugares.

A votação é feita por 180 profissionais da gastronomia, entre jornalistas, críticos, blogueiros e fotógrafos. Primeiros são escolhidos novos candidatos e, posteriormente, os votantes escolhem os 100 melhores.

Sobre os chefs

Fabrício Lemos

Natural de Salvador, Fabrício Lemos morou 14 anos nos Estados Unidos, onde se formou pela renomada escola de gastronomia francesa Le Cordon Bleu.  Durante o período em que morou no exterior, trabalhou em restaurantes da luxuosa rede de hotéis The Ritz-Carlton – Key Biscayne, Coconut Grove e Amelia Island, na Florida -, acumulando larga experiência nas culinárias mediterrânea, italiana, francesa e espanhola. Foi ali também que aprendeu a dominar a sutileza da cocção dos frutos do mar. 

Retornou a Salvador em 2010 disposto a disseminar uma nova gastronomia local. Depois de uma rápida passagem pelo Restaurante Mistura, em Itapuã, Fabrício foi responsável pela criação do conceito da cozinha do Al Mare, onde propôs um menu mais sutil em sabores e mais sofisticado na apresentação. O resultado lhe rendeu o título de Chef do Ano pela Revista Veja Comer & Beber Salvador em 2014. No ano seguinte, já estava à frente do Amado, eleito melhor restaurante de Frutos do Mar do Brasil pela revista Gula em 2015. 

No mesmo ano, recebeu os prêmios de Chef Revelação do Brasil e de Melhor Restaurante do Nordeste para o Amado pela Revista Prazeres da Mesa. Em 2017, foi novamente escolhido Chef do Ano pela Revista Veja Comer & Beber Salvador, dessa vez pelo trabalho autoral no Restaurante Origem. A casa também foi a escolhida em três categorias da premiação em 2018: Melhor da Cidade, Melhor Variado/Contemporâneo e Chef do Ano. No ano seguinte, repetiu o feito, ganhando novamente os três prêmios, além do de Restaurante Revelação para o Ori, segunda casa do chef, aberta em 2018. 

Lisiane Arouca

Nascida em Salvador, Bahia, Lisiane Arouca começou a se interessar pelos doces ainda na infância. Nas férias em Ilhéus, enquanto seus primos e irmãos brincavam na rua, ela não saía da cozinha de suas tias confeiteiras. Ainda muito jovem, começou a formação acadêmica na Faculdade de Belas Artes (UFBA), mas não demorou para encontrar sua plataforma de manifestação artística: os bolos confeitados. Decidiu então seguir carreira na culinária, se formando em Gastronomia pela Estácio Bahia e no curso de Chef de Cozinha do Senac. 

Trabalhou em restaurantes de Salvador como chef confeiteira, assinando os cardápios de sobremesas, e foi sócia proprietária do 4Chef’s, empresa especializada em confeitaria personalizada, por quatro anos. Em 2016, abriu o Origem em sociedade com o chef Fabrício Lemos, seu marido. O casal abriu sua segunda casa em Salvador, o Ori, com conceito mais casual, em dezembro de 2018. No ano seguinte, Lisiane Arouca foi eleita melhor chef-pâtissière do Brasil pelo prêmio Melhores do Ano 2019, da revista especializada Prazeres da Mesa.