Chef Artur Barbosa do RV Lounge participa da primeira edição do Primavera...

Chef Artur Barbosa do RV Lounge participa da primeira edição do Primavera Gourmet

Chef Artur Barbosa por Eli Cruz

Criado em setembro de 2013, o Festival da Primavera, será realizado este ano entre os dias 21 e 30 de setembro na capital baiana. Um festival com muita música, esporte, gastronomia, lazer, teatro, dança, circo, literatura, artesanato, bikes, feiras e qualidade de vida para soteropolitanos e turistas, acontecendo pela primeira vez em diferentes pontos de Salvador, com destaque para o Parque da Cidade, Rio Vermelho e Centro Histórico.

Atividades como a Feira da Cidade no canteiro central da Avenida Centenário, ações na Barra e na Avenida Professor Magalhães Neto, também farão parte das mais de 36h de música e mais de 100 ações nesta 4° edição de um dos maiores eventos da cidade.

Dentro do Festival da Primavera, acontece este ano, a 1° edição do PRIMAVERA GOURMET. O evento consiste em promover uma agenda positiva em torno da gastronomia soteropolitana, trazendo originalidade e ao mesmo tempo convidando a todos a conhecer um pouco mais de nossa diversidade e qualidade gastronômica. Para isso, uma gama de restaurantes e bares de Salvador vão realizar uma ação especial para o Festival.

Os restaurantes e bares que fazem parte do evento terão que produzir um prato especial, um drinque ou um espetáculo, tendo como tema “Riquezas da Baia de Todos os Santos”.

Uma novidade do evento será  a “Cozinha Show”, que acontecerá na Praça Caramuru, no Rio Vermelho. O evento consiste em três dias de apresentações públicas e gratuitas com os melhores chefs de Salvador.

Nomes como os chefs Beto Pimentel do Restaurante Paraíso Tropical, Fabrício Lemos do Restaurante Amado e do recém inaugurado Origem no Caminho das Árvores, Tereza Paim da Casa de Tereza e Gabriel Lobo do Sagaz, são alguns dos mestres da gastronomia baiana que participarão do projeto.

A Salada de Caranguejo com pepino e beiju me lembra momentos especiais que passei com minha família durante a minha infância vivida entre os bairros da Pituba, Amaralina e Rio Vermelho. Salvador não é só cartão postal, transmite inspiração, cor e sabor ” comentou ao Site UR, Artur Barbosa, chef responsável pela cozinha do Restaurante RV Lounge, com mais de 18 anos na área, tendo passado por restaurantes como Trapiche Adelaide, Bella Napoli e Zafferano.

Confira a programação e participe gratuitamente desse verdadeiro show de culinária que acontecerá nos dias 22, 23 e 24.

22 de agosto (quinta-feira)

16h – Tereza Paim – Restaurante Casa de Tereza – Prato:Vatapa de frutapão com mariscos

17h –   Fabricio Lemos – Restaurante Origem – Prato: Peixe grelhado com camarão, chouriço, maturi, chuchu e língua de vaca

18h – Celso Vieira – Restaurante Pasta em Casa – Prato: Escondidinho a Italiana (gnocchi de batata e aipim recheado de carne de fumeiro)

19h –   Luciano Chaves – Nestlé Professional – Ministra Curso Especial Nestlé

23 de agosto (sexta-feira)

16h –   Beto Pimentel – Restaurante Paraiso Tropical- Prato: Baia Traquina (moqueca de aratu, tarioba, preguari, e mapé com maxixe, mamão, verde, e laminas de coco verde)

17h – Artur Barbosa – RV Lounge  – Prato: Salada de caranguejo com pepino e beiju

18h –   Ricardo Silva – Bento – Prato: Barriga de porco com mel de uruçu

19h –   Gabriel Lobo – Sagaz – Prato: Trilogia de tapas Espanobaiano (huevo a la flamenca, croqueta de bobo, pintxos de filé)

24 de agosto (sábado)

15h – Leka Hattori – Leka Food Truck – Especial para Crianças (Hamburguer com queijo coalho, Brigadeiro de banana da terra) e Leila Carreiro – Dona Mariquita – Especial para Crianças (Cuscuz doce)

16h – José Morchon – Shanti – La Taperia (Ceviche baiano)

17h – Camila Crichigno e Rafael Stavale – COZ2 – Prato: Moqueca Burguer

18h – Marcelo Lerner – Caminho de Casa – Prato: Vieiras na manteiga

19h – Leila Carreiro – Dona Mariquita – Prato: Arroz de Hauça

No dia 25, domingo, o Cozinha Show acontece no Parque da Cidade, a partir das 10h, com os truckeiros do Bahia Food Park. O “Cozinha Parque” conta com o apoio da Nestlé Professional e curadoria de Leka Hattori.