Casinha Latina em prol da literatura

Casinha Latina em prol da literatura

A Casinha Latina, espaço cultural e gastronômico na Ilha de Boipeba, em Cairu, acaba de lançar um novo projeto Mar de Livros.

Fruto de uma parceria com a escritora viajante, Manoela Ramos, o consagrado produtor cultural e escritor, Paulinho Lima, e a pousada O Céu de Boipeba, o projeto tem como objetivo incentivar a leitura na comunidade, de forma gratuita e democrática, a partir da doação de livros pensados especialmente para acompanhar a natureza deslumbrante da Ilha.

As pessoas interessadas no projeto poderão enviar as doações para o endereço do espaço pelo correio ou entregar pessoalmente no local. Na doação de 3 livros, o bar presenteará o doador com um caipirinha de limão dupla.

Para essa primeira etapa do Acervo, a preferência é de livros de poesia, literatura regional, nacional, clássicos, autobiografias, biografias, livros de jornalismo literário, história, fotografia, cinema, etc. Os livros precisam estar em bom estado de conservação. Uma vez recebido, o próprio espaço montará a estrutura e organizará a dinâmica do funcionamento de empréstimos das obras.

“Diferente daqueles que pensam em tornar os livros mais caros, estamos pensando justamente em deixá-lo mais acessível ao nosso povo. É preciso redistribuir o conhecimento e o acesso ao mesmo e, por isso, colocamos o espaço à disposição tanto na estrutura quanto na logística do funcionamento do acervo. A literatura nos transforma e precisamos de mais incentivo”, afirma Gilvan Reis, sócio-proprietário da Casinha Latina.

Para a escritora Manoela Ramos, a ideia do projeto consolida o trabalho de 4 anos de produção e divulgação dos seus livros por todo país: “Comecei a viajar pelo país e essa experiência me transformou numa escritora. Faço literatura de forma independente e num circuito que vai desde a escrita até à venda, a distribuição, divulgação, etc. Fazer livros, falar sobre livros é sempre um desafio, mas a experiência da literatura nas nossas vidas e a emoção que nos causa é o que vale a tarefa. Boipeba, nossas comunidades precisam e vamos trabalhar para que seja uma realidade aqui e em outros territórios”, declara.

Na foto/ Paulinho Lima; Manoela Ramos: Gilvan: Lucas Matos e Fran.