
Capoeiragem Mirim leva esporte, inclusão e educação a crianças da rede pública em Salvador
Projeto do Instituto CTE Capoeiragem oferece aulas gratuitas a 30 crianças e adolescentes no contraturno escolar
Com a proposta de promover a Capoeira como ferramenta de educação, inclusão e desenvolvimento social, a Escola CTE Capoeiragem, através do Instituto Centro de Treinamento e Estudos da Capoeiragem – CTE Capoeiragem, realiza uma nova etapa do programa Capoeiragem Mirim em Salvador. A iniciativa beneficia 30 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 16 anos, com aulas gratuitas de Capoeira no contraturno escolar. A maioria dos participantes reside na comunidade do Paraíso Azul, no bairro Costa Azul.
Esta edição do projeto, que vai de maio de 2025 a maio de 2026, tem patrocínio da Icatu Seguros, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio do Ministério do Esporte. Ao longo desse período, serão realizadas aulas regulares de Capoeira e ações complementares como torneios internos, palestras educativas e atividades comemorativas.
A edição atual do projeto tem foco na prática esportiva, preservando os valores de cidadania, respeito, ética e disciplina que fazem parte da filosofia da instituição. As aulas acontecem em duas turmas: a Turma Atabaque, às segundas e quartas-feiras, das 17h40 às 18h40, e a Turma Berimbau, às terças e quintas-feiras, das 17h10 às 18h10.
“A Capoeira é, antes de tudo, uma ferramenta de transformação. Com o apoio certo, conseguimos fortalecer ainda mais o caráter esportivo da prática, incentivando disciplina, respeito e protagonismo entre os jovens participantes”, afirma o mestre Balão, idealizador do programa e presidente do Instituto CTE Capoeiragem.
Com início em 1994, quando mestre Balão começou a ensinar Capoeira de forma voluntária a crianças da Boca do Rio, o Capoeiragem Mirim consolidou-se como um programa social permanente do Instituto, que vem sendo desenvolvido em diferentes comunidades de Salvador e região metropolitana. Desde então, a proposta vem sendo aprimorada e adaptada conforme os apoios recebidos, mantendo o compromisso com a formação integral de crianças e adolescentes por meio da Capoeira.
Saberes conectados
Através da Capoeira, o CTE Capoeiragem desenvolveu o MEC – Método de Ensino para Crianças, fundamentado sob os pilares da ludicidade, por meio do jogo e das brincadeiras em roda; da transversalidade, ao promover acesso a conhecimentos de geografia, história, matemática e outras disciplinas a partir do ensino da Capoeira; e da realidade, ao compartilhar saberes que estão conectados e acessíveis ao universo que o jovem está inserido.
“O método é inspirado na cultura da Capoeira e traz elementos de educadores como Anísio Teixeira e Paulo Freire, que propõem a educação como ferramenta socializante e conscientizadora a partir de vivências e práticas que refletem o contexto social em que o educando está inserido”, comenta mestre Balão.
CTE Capoeiragem
Com mais de 40 anos de trajetória no universo da Capoeira, mestre Balão é fundador da Escola CTE Capoeiragem, ao lado do cofundador mestre Papa. A escola está presente em três estados brasileiros – Bahia, São Paulo, Sergipe – e também em países como Alemanha, Bélgica, Suíça e Itália. Reunindo aulas, rodas mensais, formações, musicalidade e intercâmbios culturais, a instituição tem como eixo central a educação com base na cultura da Capoeira.
SERVIÇO:
Capoeiragem Mirim – Cronograma de eventos
JULHO: 28 e 29/07 (terça e quarta) – Palestra: A importância da prática esportiva – Capoeiragem Mirim – Matriz
AGOSTO: 22/08 (sexta) – 2° Concurso Musical Mestre Pelé Gogó de Ouro
SETEMBRO: 15 e 16/09 (segunda e terça) – Palestra: Práticas saudáveis para o capoeirista – Capoeiragem Mirim – Matriz | 20/09 (sábado) – Torneio Interno (Jovens da Turma Berimbau)
OUTUBRO: 25/10 (sábado) – Batizado/Troca de Graduação
NOVEMBRO: 19/12 – Festa de Natal (Matriz)
JANEIRO 2026: 30/01 – Torneio Ubuntu (Turma Atabaque) | Batizado/Troca de Graduação (Turma Berimbau) | Palestra: A Ética no Esporte
ABRIL 2026: 30/04 – Encerramento do Ano I – Grande roda de Capoeira com todos os jovens e demais alunos da Escola CTE Capoeiragem
Aulas iniciadas: julho de 2025
Local: Matriz da Escola CTE Capoeiragem – bairro Costa Azul, Salvador – BA
Público: Crianças e adolescentes entre 7 e 16 anos
Duração do projeto: 12 meses (até maio de 2026)
Turmas: Atabaque: segundas e quartas, das 17h40 às 18h40 | Berimbau: terças e quintas, das 17h10 às 18h10
Mais informações: https://www.instagram.com/capoeiragemmirim/ | https://www.instagram.com/cte.capoeiragem/