Campeonato Baiano de Va’a 2025 reúne mil pessoas e consagra campeões na Praia de Inema

Crédito: Tríade

A Praia de Inema, em Salvador, foi palco da grande final do Campeonato Baiano de Va’a 2025, realizada no último fim de semana (20 e 21). Pela primeira vez, o local recebeu uma competição oficial chancelada pela Federação de Canoagem Polinésia/Va’a da Bahia (FEVAABA), reunindo 220 atletas de diferentes regiões do estado e um público estimado em cerca de 1 mil pessoas nos dois dias de provas.

Na disputa, foram definidos os campeões baianos nas modalidades V1R/OC1 (individual com leme), V2R/OC2 (dupla com leme) e OC6 (equipe), tanto nas categorias principais quanto na estreante. Entre os destaques da etapa, o atleta Cláudio Britto brilhou ao conquistar, pela sétima vez, o título da categoria principal do V1R/OC1. Com uma década de dedicação ao esporte, ele celebrou o feito com emoção:

“Esse ano foi muito difícil, muito disputado. Eu não participo de uma modalidade só, eu participo de quatro. Foi na raça esse sétimo título. Eu já remo desde 2015, já são dez anos. Muito feliz com esse resultado, não é à toa, eu me dedico. Eu sou muito fã do campeonato baiano. A Bahia hoje é um celeiro de talentos, a gente tem atletas entre as primeiras posições no Brasil inteiro. Esse evento fortalece o esporte e mostra que a canoagem cresce cada vez mais em nosso estado, revelando novos atletas. Só parabenizar, agradecer e agora comemorar”.

No feminino, um dos destaques foi Vanessa Castro, campeã no V1R/OC1 master 40. Com resultados expressivos também no cenário internacional, ela ressaltou a importância da conquista: “Eu pratico canoa há uns sete anos e esse foi um ano maravilhoso: fui campeã brasileira, fomos para o mundial… Ano passado fui campeã pan-americana na individual e agora campeã baiana. É muito gratificante porque é fruto de treinamento diário, disciplina e privações. Um evento como esse fomenta o esporte e revela novos remadores. A Bahia está se destacando muito no cenário nacional e tivemos várias medalhas de ouro no brasileiro, garantindo vagas para o mundial. Hoje a Bahia está no topo da canoagem”.

Fernanda Siqueira foi campeã na categoria V1R open, e destaca que o Campeonato Baiano é uma escola para os atletas. ”Um resultado extremamente importante para mim. Essa foi minha quarta temporada participando e nas últimas três eu fui vice-campeã. Esse resultado me ensinou sobre resiliência, persistência, acreditar e lutar pelos sonhos, em busca dos objetivos. As disputas são sempre bem acirradas, pessoas que estão em plena evolução na raia, pessoas que nos desafiam”, celebrou.

Com mais de 250 atletas federados e cerca de 3 mil praticantes na Bahia, a canoa polinésia se consolida como um dos esportes aquáticos que mais crescem no estado. Para o presidente da FEVAABA, Zeba Vilas Boas, 2025 foi marcante para a canoagem baiana: “Foi um ano de desafios. Fizemos a etapa do brasileiro aqui na Bahia – nunca havia acontecido uma prova do campeonato brasileiro no Nordeste – e ainda realizamos as quatro etapas baianas. Já estamos trabalhando para o campeonato baiano de 2026”.

O organizador da etapa e CEO da M1 Treinamentos e Eventos, Manoel Lima, destacou a dimensão coletiva da conquista: “O campeonato é uma festa de todos. É de cada atleta, de cada clube, de cada treinador. Não é só uma questão de trabalho, mas de amor pelo que fazemos. O Va’a tem atraído centenas de simpatizantes, movimentando turismo, lazer e integração cultural. Essa etapa não apenas revelou novos campeões, como também fortaleceu a presença da canoa polinésia no calendário esportivo do estado”.

As quatro etapas do Campeonato Baiano de Va’a 2025 passaram por Morro de São Paulo, Ilhéus, Itaparica e Salvador (Inema), reforçando a diversidade dos cenários litorâneos que abrigam a modalidade. A competição teve organização da M1 Eventos Esportivos e patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e da SUDESB.