Bloco Alvorada inicia cortejo da 15ª Caminhada do Samba

Bloco Alvorada inicia cortejo da 15ª Caminhada do Samba

Primeira agremiação do gênero do Carnaval de Salvador leva ala de canto para rua

No próximo domingo, dia 27 de novembro o Bloco Alvorada reúne os amantes do ritmo em cortejo pelas ruas do Centro da capital baiana na 15ª edição da Caminhada do Samba. A partir das 13h, o pioneiro do samba no Carnaval de Salvador abre o cortejo dos nove blocos que integram a União das Entidades de Samba da Bahia (Unesamba), saindo do Campo Grande com sua ala de canto e com a banda Bambeia.

Na prévia do carnaval de samba de Salvador, a proposta é que todo folião vá de branco para cobrir o trajeto do desfile com a energia da paz que norteia as edições da caminhada que atrai público de várias gerações. Embalando o público, o Alvorada leva a ala de canto formada por Valdélio França, Marco Poca Olho (Samba Tororó), Romilson (Partido Popular), Bira (Negros de Fé), Arnaldo Rafael e Tiago Dantas (Representa).

A concentração será no Campo Grande e o encerramento acontece na Praça Castro Alves. Juntos, as entidades que integram a Unesamba– Alvorada, Alerta Geral, Pagode total, Proibido Proibir, Reduto do Samba, Vem sambar, Amor e Paixão, Samba popular e Q felicidade– já levaram mais 100 mil foliões no evento.

O evento é mais uma oportunidade de o folião ouvir, ao vivo, as canções lançadas, este ano, no EP ‘Passado e Presente’ que conta com sete músicas escolhidas por uma comissão de integrantes da agremiação. As músicas estão disponíveis nas plataformas streamings, no site do bloco (www.blocoalvorada.org.br) e redes sociais @blocoalvorada. Para o Carnaval 2023, a fantasia está à venda nos balcões de ingressos dos shoppings. Mais formações: 3322 3684 ou 3321 3675.

Histórico
Criado em 1975 no Gravatá, por jovens estudantes do Colégio Severino Vieira, o bloco é um dos patrimônios culturais da Bahia e o mais antigo bloco de samba a desfilar no carnaval da cidade. Como o primeiro bloco dedicado exclusivamente ao samba, desde 1975 tem contribuído para a permanência do ritmo na programação do carnaval, além de estimular o surgimento de outras agremiações, priorizando os artistas da terra. Com foco na tradição do samba e valorizando os artistas da terra, a entidade realiza diversas atividades aliando música aos símbolos e manifestações da cultura negra da Bahia, com destaque para a religiosidade de matriz africana.

SERVIÇO
O que: 15ª Caminhada do Samba
Onde: Campo Grande até a praça Castro Alves
Quando: 27 de novembro, domingo, a partir das 13h
Atrações: Bambeia e ala de canto do Alvorada