Bibliotaxi – Já viu por aí?

Bibliotaxi – Já viu por aí?

Com a Bibliotaxi o livro vai até você!

foto: Philipe Monção

Quantos livros você já leu este ano? Desculpas como “Ah, não tenho tempo” já não cabem mais. Atualmente os livros estão disponíveis nos locais mais improváveis num verdadeiro estímulo à leitura. Em Salvador a ação da Livraria Saraiva em parceria com a Easy Taxy (um aplicativo para smartphones que localiza e chama os táxis mais próximos do usuário sem qualquer tipo de ligação) disponibiliza diversos exemplares, um em cada taxi conveniado, à disposição do passageiro. Em tempos de trânsito caótico e para quem quer ficar em off a iniciativa é digna de aplausos.

Além da capital baiana, a ação com a Bibliotaxi acontece outras 24 cidades em comemoração aos 100 anos da Livraria Saraiva. São disponibilizados mais de 80 mil exemplares, com assuntos diversos e para várias faixas etárias. E de forma gratuita. Não é sensacional? Os livros ficam numa bolsa na parte de trás do banco do carona.

Best sellers como A culpa é das Estrelas, de John Green e clássicos nacionais como – O Menino Maluquinho, de Ziraldo e Divã, de Martha Medeiros, que deu origem ao filme estrelado pela atriz Lília Cabral. Os leitores que preferem suspense podem a opção é As Enganadas, de Jô Soares. Há ainda títulos para as pessoas ligadas ao universo fashion como Viajante Chic!, De Glória Kalil.

easy taxy

Mas você pode estar se perguntando “Por que eu leria parte de um livro que eu não poderia ver o final?”, achando que ele estaria disponível apenas durante o trajeto do táxi. O mais bacana é que o livro pode ser levado pra casa e devolvido em outra Bibliotaxi.

Não existe um prazo para devolução como nas bibliotecas convencionais, mas é necessário ter bom senso e cidadania para entender que outras pessoas também estarão interessadas em ler o livro. E conhecimento só se torna importante quando é passado adiante.

Diversas ações de democratização da leitura já acontecem em outras capitais, como deixar livros “esquecidos” em locais públicos para que fossem “resgatados” por leitores interessados. Em quase todas as estações de metrô de São Paulo e Rio de Janeiro existem estantes com centenas de títulos a preços convidativos (a partir de R$2).

Sem comentários

Deixa um comentário