Bembé do Mercado ganha mais um registro em livro

Bembé do Mercado ganha mais um registro em livro

Fotos: Divulgação

O livro “Bembé do Mercado”, que trata da tradicional festa religiosa de Santo Amaro da Purificação, no recôncavo baiano, será lançado na tarde de hoje (24) pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), às 17h, na sala Kátia Mattoso, na Biblioteca Central dos Barris, no Centro de Salvador. O Bembé ocorre todos os anos desde 1889 e é realizado pelos adeptos do candomblé, além de pescadores e comerciantes de Santo Amaro.

3543019508_50770a436d_o

Na festa, eles comemoram a abolição da escravatura (daí acontecer sempre no dia 13 de maio), e agradecem aos orixás Iemanjá e Oxum. A publicação tem como base estudos realizados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) e conta com 160 páginas, mais de 170 imagens entre fotografias, mapas e infográficos e é acompanhado de um vídeo documentário de 52 minutos. No livro, há ainda depoimentos de participantes e organizadores da festa, a exemplo de Maria Umbelina Santos Pinho, a Mãe Belinha, que participa também do evento.

BEMBÉ-CORTEJO-FT_-LAZARO-MENEZES-26

Durante o lançamento, também serão debatidas políticas de salvaguarda da cultura afro-brasileira que, de acordo com o gerente de Patrimônio Imaterial do IPAC, Roberto Pellegrino Filho, “têm a ver com a questão da educação patrimonial, pois é por meio dela que as pessoas entendem o que é o patrimônio e têm a noção de pertencimento e identidade”.  A cerimônia de lançamento integra a 12ª edição do ‘Conversando com a sua História’, uma iniciativa do Centro de Memória da Bahia e da Fundação Pedro Calmon, cujo objetivo é preservar e difundir a memória histórica, trazendo à comunidade discussões e abordagens atuais sobre os temas programados. O evento é aberto ao público.