BARROSO apresenta “Pelas Sementes”, um reggaeton no melhor do ijexá

Tem novidade chegando na cena musical com lançamento cheio de axé e uma vibe daquelas que transbordam. “Pelas Sementes” é o nome do primeiro single de carreira do cantor BARROSO.

Soteropolitano de 22 anos de idade, o artista apresenta uma canção rica em ritmos africanos, com o melhor do ijexá em uma verdadeira exaltação aos orixás em prol do reequilíbrio entre a natureza e os seres humanos, através de um reggaeton altamente dançante, sendo seu cartão de acesso ao cenário pop.

“A música é um convite para as pessoas convocarem sua energia ancestral e sagrada e perceberem que isso não é algo distante e está sempre perto de nós”, contou Barroso sobre a canção que estará disponível em todas as plataformas digitais a partir do dia 12 de março.

A ideia de juntar os ritmos surgiu da curiosidade de unir elementos da cultura latina, que vêm ocupando o topo do mainstreaming internacional, com um ritmo tradicional oriundo da expressividade preta na Bahia.

“Pelas Sementes” mostra a música para além de um conjunto de notas e melodias, e sim, um canal capaz de comunicar, acolher e transformar a autoestima e os valores de um povo. O cantor soteropolitano traz para esse projeto o conceito “afro diaspórico”, com um registro autoral de uma carreira que vem para empoderar e reforçar a diversidade.

“Barroso segundo o dicionário significa qualidade do barro; barrento. O barro é o elemento de criação, abrigo para os animais; é onde as árvores fincam suas raízes. Serve também como matéria prima para a fabricação de cerâmica para telhas, tijolos, vasos, potes etc. É Sempre presente para fundar história e moldar a arte. Na umbanda e no candomblé, o barro simboliza a energia de Nanã e o material usado para moldar os seres humanos; no mundo holístico, está ligado ao elemento terra, ao chacra básico, onde pulsa a energia autêntica vital, criativa e libidinosa. Para mim Barroso é muito mais que isso. É ancestralidade, é o meu sobrenome, o sobrenome da minha familia matriarca, formada por reis e rainhas pretos e pretas ascendentes de Nigéria, famosos pela culinária, alegria e sobre tudo, pela força”, lembrou o artista em seu Instagram sobre o nome artístico escolhido.

Aproveite e faça o PRE SAVE de “Pelas Sementes”.

Siga no instagram @eubarro.so

Serviço
O quê: Lançamento do single “Pelas Sementes”.
Quando: 12 de março
Onde: Todas as plataformas digitais

Fotos: Mariane Valentim

Sobre Barroso

Bruno Barroso Petersen da Silva, cujo nome artístico é Barroso, nasceu em Salvador, tem 22 anos e desde sempre teve contato com a música. Começou cantando em saraus e eventos de familiares e na escola. Em 2018, tornou- se residente no Projeto Encontro da Cultura, no Teatro Eva Hers. No ano de 2019, comandou o tradicional baile de carnaval do Restaurante Aconchego da Zuzu e marcou presença no Sarau do Museu de Arte da Bahia. Em 2020, junto com a banda Ligação 70, fez a estreia no carnaval baiano cantando no palco da Praça Pedro Archanjo. Com a pandemia, Barroso se conectou ainda mais nas redes e no Instagram (@Eubarro.so), através de covers de músicas escolhidas pelos seus seguidores, acumulou mais de 24 mil visualizações.

 

Sobre Uran Rodrigues 10221 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.