Banho de Mar à Fantasia na Ladeira da Preguiça

Banho de Mar à Fantasia na Ladeira da Preguiça

“Que ladeira é essa? Essa é a Ladeira da Preguiça”, cantou Gilberto Gil, em seus versos imortalizados na voz de Elis Regina, celebrando uma das três primeiras ladeiras construídas em Salvador. Localizada no tradicional bairro do Dois de Julho, a Ladeira da Preguiça servirá de passarela para o Banho de Mar à Fantasia neste domingo (24), com show de Afrocidade e a participação de Luedji Luna e Xênia França.

O evento ainda conta com apresentações culturais de grupos do Recôncavo – os Mascarados de Maragogipe e os Cabeçorras de Cachoeira -, Fanfarra da Preguiça, Samba 2 de Julh, DJ Roger N Roll, e o som de Xarope MC e Ministereo Público. Aberta ao público, a festa acontece na própria Ladeira, com cortejo pelas ruas do Dois de Julho e banho de mar na Praia da Preguiça. Serão dois palcos e seis atrações musicais.

Promovido pelo Centro Cultural Que Ladeira é Essa? e Salvador Meu Amor, o Banho de Mar à Fantasia resgata uma tradição criada nos anos de 1930 e que tornou-se referência nos festejos pré-carnavalescos da capital baiana, dando origem, inclusive, aos primeiros blocos de travestidos da Bahia, a exemplo das Kuviteiras e As Muquiranas. Após um hiato de 20 anos, o projeto foi retomado em 2013, com um intuito para além da folia, de alertar para o processo de esvaziamento da Ladeira da Preguiça e de especulação imobiliária.

“A motivação vem do resgate da nossa cultura, quando o Banho de Mar da Preguiça era um agitador cultural e de onde surgiram 13 blocos de rua de carnaval. Mas a festa se torna, também, uma ferramenta de luta contra as políticas de gentrificação e de recorte racial”, destacou o gestor cultural do Que Ladeira é Essa?, Marcelo Teles. “Então, queremos aglutinar pessoas de todas as tribos e raças, inclusive pessoas de fora, e usar nossas expressões culturais para ter lugar de fala”, enfatizou.

*Programação -* A concentração está marcada para às 9h, na Ladeira da Preguiça, com show do Samba 2 de Julho (participação de Guiga de Ogum, um dos mais antigos moradores da localidade) e o dance hall do Ministereo Público. Ao meio-dia, o cortejo segue pelas ruas do bairro e desce para a Praia da Preguiça, ao som de fanfarra e grupos do Recôncavo. Às 15h, começam os shows no palco montado na própria praia, com Afrocidade convidando Luedji Luna e Xênia França, apresentação de Xarope MC e a discotecagem de DJ Roger N Roll.

“Vai ter a tradição, relembrando os antigos carnavais, mas com esses atrativos extras”, pontuou Marcelo. A festa está prevista para durar até às 20h.

SERVIÇO:

O QUE: Banho de Mar à Fantasia da Ladeira da Preguiça

QUANDO:  Domingo (24) / 9h: concentração com Ministereo Público, show de Samba 2 de Julho e participação de Guiga de Ogum – palco da Ladeira da Preguiça/ 12h:* cortejo pelas ruas do Dois de Julho com destino à Praia da Preguiça, acompanhado da Fanfarra da Preguiça, os Mascarados de Maragogipe e os Cabeçorras de Cachoeira/ 15h:* show de Afrocidade, com participação de Luedji Luna e Xênia França, show de Xarope MC e discotecagem de DJ Roger N Roll – palco da Praia da Preguiça

QUANTO: GRATUITO
*Redes Sociais:* @banhodemarafantasia