Anemia ferropriva: saiba como identificar e tratar o problema que acomete a...

Anemia ferropriva: saiba como identificar e tratar o problema que acomete a ex-BBB Viih Tube

Na última semana, a ex-BBB e Youtuber, Viih Tube, contou para os seus seguidores que está com anemia. A influenciadora relatou que o sono excessivo a levou a fazer exames que detectaram o problema. “Estava com muito sono (…) Fui fazer check-up e descobri que estou anêmica”, disse a youtuber em seus stories no Instagram. Mas afinal, o que é anemia, quais os sintomas e como tratar o problema?

Definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, as anemias podem ser provocadas pela carência de vários nutrientes como ferro, vitamina B12, zinco e proteínas. Em 2019, um artigo publicado na Revista Brasileira de Epidemiologia, “Prevalência de anemia em adultos e idosos brasileiros”, revelou que a prevalência de anemia entre adultos e idosos brasileiros foi de 9,9%., sendo que as maiores prevalências e casos mais graves foram encontrados entre mulheres, idosos, pessoas de baixa escolaridade e de cor de pele preta e residentes das regiões Norte e Nordeste.

O artigo afirma ainda que a anemia por deficiência de ferro (ferropriva), a mesma que acomete Viih Tube, corresponde a mais de 50% dos casos globais de anemia. A detecção deste tipo de anemia é feita por meio de exames laboratoriais de sangue, é o que explica o médico ginecologista Dr. Jorge Valente. E, segundo ele, o problema acomete na maior parte das vezes as mulheres. “Isso ocorre principalmente devido ao sangramento menstrual excessivo”, explica o médico.
Entre os sintomas descritos pelo Dr. Jorge Valente estão a fadiga, o cansaço, a queda de rendimento nas funções laborais, na escola e no dia a dia e, também, pode acarretar distúrbios do sono e dificuldade de concentração. “A melhor maneira de prevenir a anemia é ter uma boa ingesta de alimentos que tenham ferro, vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12, folato e vitamina C, sendo estas últimas as principais fixadoras do ferro, pois atuam na facilitação da sua absorção. Além disso, nas mulheres que possuem fluxo menstrual excessivo a regularização do ciclo menstrual também é um fator de proteção contra a anemia.”, explica o ginecologista.
O médico salienta a importância do ferro para o bom funcionamento do organismo humano. “O ferro é um mineral vital para o nosso organismo, pois é responsável pelo transporte do oxigênio e fabricação de DNA. O cansaço, que é um dos sintomas comuns da anemia é decorrente justamente da deficiência desse transporte para todas as células e tecidos”, destaca o Dr. Jorge Valente. “A deficiência no transporte de oxigênio também afeta a fabricação de neurotransmissores e, por isso, a anemia pode afetar memória, cognição, sono e inclusive a regeneração das células, podendo dificultar a cicatrização e a formação das estruturas celulares”, completa o ginecologista.

Sobre o Dr. Jorge Valente
Médico especialista em ginecologia pela FEBRASGO, com 24 anos de atuação na área de ginecologia endócrina, atuando em reposição hormonal, emagrecimento e foco na saúde integral, onde o estilo de vida é a base do tratamento. Pós graduado em medicina ortomolecular e em longevidade.