
A artista Amanda Tropicana acaba de retornar de Luanda (Angola), onde realizou a exposição Foto-Diáspora. O projeto foi contemplado pelo edital Salvador Circula, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal, com colaboração internacional da Flotar, do Instituto Guimarães Rosa – Luanda e da Embaixada do Brasil em Angola.
A mostra segue aberta à visitação no Instituto Guimarães Rosa Luanda, até amanhã (18), das 10h às 17h. Foto-Diáspora é fruto da pesquisa artística de Amanda, que investiga, por meio da fotografia, as conexões culturais entre a Bahia e territórios africanos. A curadoria é de Juci Reis, com apoio cultural do Instituto Guimarães Rosa Luanda e Embaixada do Brasil em Angola.
Em Salvador, acontece um bate-papo especial com a artista também nesta sexta-feira (18), entre 15h e 18h, no Zumví Arquivo Fotográfico (Rua Gregório de Matos, 29 – Pelourinho, Salvador/BA). O evento é gratuito e aberto a todos os públicos.
O projeto já percorreu Moçambique (2024) e em 2025 foi apresentado na Wits University em Johanesburgo (África do Sul) no evento Afro-Brazilian Voices com Djamila Ribeiro e outros artistas.