Afroempreendedores lançam financiamento coletivo para transformar realidades negras por meio da costura...

Afroempreendedores lançam financiamento coletivo para transformar realidades negras por meio da costura criativa

As afroempreendedoras Camila Nut Nansu e Tauan Carvalho(foto) unem-se para criar a Escola Egbé Criativo, por meio de financiamento coletivo, com o objetivo de potencializar criativos pretos a partir do curso de corte e costura e outras vertentes e fomentar negócios locais para aquecer as comunidades. As doações podem ser feitas até 29 de agosto.

O projeto da Escola Egbé Criativo visa construir um espaço de compartilhamento de conhecimento afro referenciado, que estimula a criatividade de jovens pretos e periféricos interessados no setor da moda. Para atingir a meta de 15 mil reais, as designers participam de um financiamento coletivo turbinado, em que, a cada R$ 1 doado, fundações parceiras de micro negócios doam mais de R$ 2, triplicando os valores da campanha.

Camila Nut Nansu, que compartilha o sonho com Tauan, trabalha desde os 17 anos com moda e fábrica. Hoje, mãe e empreendendo a Nut Criativa, confecção de bolsas e acessórios, ela contextualiza os desafios de ser negra e atuar no segmento. “Para quem é preto, ainda estando em Salvador, o trabalho criativo é pouco incentivado. Então queremos apresentar trajetórias pretas que mudam isso, esse é o motivo de elaborar o projeto”, conta a criadora.

Para Tauan Carvalho, a frente da marca Bixa Costura com produção voltada para o vestuário agênere, essa é a oportunidade disseminar os conhecimentos apreendido em sua formação enquanto Tecnóloga em Design de Moda (UNIFACS) e outras formações nos últimos 6 anos com a marca. “Queremos afirmar a excelência preta em tudo que nós nos propomos a fazer e mudar realidades a partir de troca de experiências e saberes”, enfatiza.

Camila

Com o montante de 15 mil reais, os afroempreendedores poderão comprar insumos, maquinários e contratar profissionais para a concretização da iniciativa de uma escola semipresencial direcionada aos territórios de maioria negra.

As doações podem ser feitas através do site Benfeitoria,  em cada faixa de apoio doada existem recompensas. O projeto também aceita contribuições afetivas em qualquer valor por meio do pix para egbecoletivo@gmail.com.

Conheça mais do projeto, dos afroempreendimentos e das histórias de Tauan Carvalho (@tauancarvalha/@bixacostura) e Camila Nut Nansu (@camilanutnansu/@nutcriativa) no Instagram.