A Diáspora Africana em desenhos de Goya Lopes e palavras de Gustavo Falcón

No próximo dia 10 de julho, a partir das 17 horas, no MAM – Museu de Arte Moderna da Bahia, acontece o lançamento da nova edição do livro “Imagens da Diáspora”, uma obra que une arte e reflexão para narrar a presença africana no Brasil.

Com desenhos da artista Goya Lopes e textos do historiador Gustavo Falcón, o livro em edição bilíngue, português/inglês, propõe uma travessia sensível pela memória da diáspora negra e seu impacto transformador na cultura brasileira.

Durante três séculos, milhões de africanos foram arrancados de suas terras e forçados a viver sob o regime de escravidão nas Américas. O Brasil recebeu cerca de cinco milhões dessas pessoas, tornando-se o país com a maior população negra fora do continente africano.

A contribuição desses povos não se limitou ao trabalho forçado: foi uma presença que moldou a arte, a língua, a religiosidade, a culinária, as estruturas familiares e o modo de viver brasileiro.

A diáspora africana no Brasil resultou numa experiência cultural inovadora, integrando diferentes raízes para formar um povo novo e diverso no continente americano.

O livro Imagens da Diáspora, resgata essa trajetória com beleza e potência. Por meio do traço inconfundível de Goya Lopes, artista referência na representação das culturas de matriz africana, e das palavras claras e poéticas de Gustavo Falcón, o livro ilumina a singularidade do legado afro-brasileiro.

As imagens falam de ancestralidade, resistência e reinvenção, enquanto os textos contextualizam e aprofundam o percurso histórico e simbólico da diáspora.

“Mais do que um livro de arte, esta publicação é um gesto de afirmação e valorização da cultura afrodescendente, uma ponte entre passado e presente, memória e criação. A nova edição chega em formato ampliado, reafirmando o compromisso da Solisluna com obras que celebram a diversidade cultural do Brasil “, comenta a editora Valéria Pergentino.

Um encontro entre imagem, palavra e história, aberto a todas as pessoas interessadas em conhecer e celebrar o legado africano na formação cultural brasileira. O lançamento do livro “Imagens da Diáspora” será no salão do MAM-BA, no contexto da exposição “Okòtò – Espiral da Evolução” , da artista e designer Goya Lopes. A mostra reúne pinturas, gravuras e estamparia têxtil, apresentando obras que atravessam os 50 anos de sua trajetória artística.SOBRE OS AUTORES:

Goya Lopes

Nasceu em Salvador, Bahia. Formou-se em 1976, em Belas Artes, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Designer pela Universitá Internazionale Arte di Firenze, na Itália, e designer de moda pela IBModa. Pioneira na moda afro-brasileira com as marcas Didara e Goya Lopes Design Brasileiro, usa a estamparia para contar a história da ancestralidade.

Em 1993, ganhou o prêmio Museu da Casa Brasileira. Apresentou, em 2008, a exposição Ancestralidade Africana no Brasil em Chicago, cujos desenhos e textos compõem este livro. Ilustrou os livros Escrevivência: a escrita de nós – Reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo, Gabriela Cravo e Canela, edição especial do livro de Jorge Amado, dentre outros. É autora do livro Tecelagem – Uma história ilustrada. Em 2022, lançou o curta documentário Goya Lopes – Coragem de Criar. Participa de exposições nacionais e internacionais e, em 2025, inaugurou a exposição Okòtò: Espiral da Evolução, no Museu de Arte da Bahia, sobre sua trajetória profissional.

goyalopes.com.br

@goyalopesdesignbrasileiro

Gustavo Falcón

Baiano, natural da cidade de Salvador, é Doutor em História, jornalista, escritor e professor aposentado do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Dirigiu várias publicações culturais, entre as quais a Revista da Bahia e a revista Afro-Ásia, do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) da UFBA. Foi editor durante 6 anos da Edufba.

É autor dos livros Coronéis do Cacau, Do Reformismo à Luta Armada, Os Baianos que Rugem, Balé Folclórico da Bahia, Bahia de Todos os Cantos – Uma Introdução à Cultura Baiana, Nossa Senhora da Boa Morte – Devoção Mariana no Recôncavo da Bahia, Nossa Senhora D´Ajuda – Devoção Mariana no Recôncavo da Bahia, dentre outros. Como pesquisador, integrou o projeto Inserção da Bahia na Evolução Nacional, sendo o seu coordenador na segunda etapa do trabalho, referente aos anos 1889-1930.

SOBRE A EDITORA:

A Solisluna Design Editora realiza projetos e ações que sensibilizam e levam à reflexão sobre diferentes realidades e modos de ver o mundo. Comprometida com a bibliodiversidade, publica romances, ensaios e estudos afro-brasileiros, livros de arte e para as crianças e jovens.

solisluna.com.br

@solislunaeditora

SERVIÇO

Lançamento do livro Imagens da Diáspora

Autores: Goya Lopes e Gustavo Falcón

Data: 10 de julho de 2025

Horário: 17 horas às 20 horas

Local: Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM

Endereço: Av. Lafayete Coutinho, s/n – Comércio, Salvador.

Entrada gratuita

Sobre Uran Rodrigues 10674 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.