
A Fundação Casa de Jorge Amado, instituição responsável pela realização da Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ), confirma a participação do ator e escritor baiano Lázaro Ramos na maior festa literária da Bahia. O evento será realizado de 6 a 10 de agosto e tem o escritor e dramaturgo Dias Gomes como homenageado.
Será a primeira vez que Lázaro Ramos participa da FLIPELÔ. Serão três momentos com o público. Ele participará de dois bate-papos: um Vila Literária (Largo Tereza Batista), voltado ao público jovem, e outro no Teatro Sesc-Senac Pelourinho; e ainda terá um encontro especial com as crianças no Espaço Infantil Mabel Velloso (Praça das Artes).
Lázaro Ramos é ator, diretor, apresentador e escritor. Começou sua carreira artística no Bando de Teatro Olodum, coletivo teatral que se tornou um dos símbolos de resistência das artes no país.
Em sua trajetória, soma trabalhos autorais e premiados. São cerca de 40 filmes no currículo; 40 peças teatrais; mais de 20 novelas, séries e programas de televisão; além de oito livros publicados – entre eles “Na minha pele”.
No teatro, entre outros trabalhos, dirigiu, atuou e produziu o espetáculo “O topo da montanha”. Lançou seu primeiro longa de ficção como diretor em 2022: “Medida provisória”. Em 2017, foi eleito pelo MIPAD um dos afrodescendentes mais influentes do mundo abaixo dos 40 anos.
Com uma programação 100% gratuita, a maior festa literária da Bahia, é uma criação e realização da Fundação Casa de Jorge Amado, com correalização do Sesc. É apresentada pelo Ministério da Cultura e conta com o patrocínio da Motiva, por meio do seu Instituto, e do banco Itaú, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
FOTO: Rafael Reis & Antonio Netto