
Um dos principais movimentos de celebração da cultura preta no Brasil, o coletivo O Pente completa 10 anos de trajetória em 2025 e realiza, no próximo dia 12 de julho, uma edição especial em Salvador. O evento acontece a partir das 22h no Bombar, tradicional espaço cultural do bairro do Rio Vermelho.
A programação promete uma noite vibrante, conectando sons da diáspora africana e da cultura afro-brasileira. Entre as atrações confirmadas estão o grupo Eco de Gumbé(foto), da Guiné-Bissau; a cantora Nola Criola, representante da nova cena drag brasileira; o multiartista Dami Falade, da Nigéria; e o cantor e produtor Fábio Lima, de Angola.

Nola Criola
Com edições mensais em Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, além de passagens por cidades como Boipeba e Maputo em sua turnê internacional, O Pente se consolidou como uma plataforma de valorização da música preta, das estéticas afrodiaspóricas e do encontro entre gerações e territórios.
Segundo Uran Rodrigues, idealizador do projeto, a festa dos 10 anos é um convite à celebração das conexões entre África e Brasil:
“Salvador é um epicentro da nossa história. Ter artistas da Guiné, Angola e Nigéria para o Rio Vermelho é reafirmar que seguimos girando o mundo com a força dos nossos tambores”.
A edição baiana integra a agenda comemorativa do projeto, que ao longo de 2025 promoverá ações culturais, exposições, residências artísticas e novas edições internacionais.
Ingressos na bilheteria da casa a partir de R$ 25 e lembrando que pessoas trans e indígenas tem acesso free. News no @opente_afesta