3° SEMANA DE CULTURA SURDA E ACESSIBILIDADE PROMOVE “GIRA ACESSÍVEL” EM ESPAÇOS...

3° SEMANA DE CULTURA SURDA E ACESSIBILIDADE PROMOVE “GIRA ACESSÍVEL” EM ESPAÇOS CULTURAIS DE SALVADOR 

O Teatroescola, projeto anexo ao Teatro Jorge Amado, realizará neste mês de setembro a 1° edição do projeto “Gira Acessível”, que visa promover o acesso da comunidade surda a eventos e equipamentos culturais de Salvador. 

A ação, pioneira na capital, integra o ciclo de atividades da 3° Semana de Cultura Surda e Acessibilidade, que ocorrerá entre 15 de setembro a 15 de outubro, e terá como evento de abertura a participação no show da cantora Liniker, que ocorrerá na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, neste sábado (16).  

Dentre as atividades propostas pela Gira Acessível, constam visitações a exposições no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) e no Museu de Arte da Bahia (MAB), presença em Stand-Ups, espetáculos e musicais voltados para o público infantil. Todos os eventos contarão com a presença da comunidade surda, principal foco da ação. 

A 3° Semana de Cultura Surda e Acessibilidade terá início no dia 25 de setembro, com a aula inaugural da 2° turma de formação em maquiagem da escola em parceria com a Avon. Nesta edição, as inscrições são exclusivas para pessoas surdas. Além da formação, a programação reserva as Oficinas: “Beijo de Línguas” com Elinilson Soares e Lucas Sol, “Vibradança” com Alex Gurunga e “Capoeira e percussão” com Wálé Kumbi. 

Com curadoria artística de Elinilson Soares, poeta e professor surdo do Teatroescola e Cíntia Santos, professora e intérprete de Libras do projeto, o projeto contou com a consultoria de Edgar Jacques, ator cego, dramaturgo e consultor em audiodescrição; Dêivide Monteiro, fotógrafo, audiodescritor consultor e jornalista e Cintia Alves, pesquisadora de acessibilidade estética, diretora do Coletivo GRÃO – Arte e Cidadania também fundadora do Museu virtual Vozes Diversas. 

O evento é apoiado pelo projeto Mãos Axé, Coletivo Sudarte, Coletivo Grão, Avon, Centro de Surdos da Bahia (Cesba), Museu de Arte Moderna da Bahia (MAB), Teatro Jorge Amado, Dê um Sinal, Pense em Libras e tem como premissa a discussão e promoção do acesso igualitário a arte e cultura na cidade. 

PROGRAMAÇÃO 
3° Semana de Cultura surda e Acessibilidade 


25 de setembro (segunda-feira), às 18h às 20h
Aula inaugural – 2° turma de formação em maquiagem Teatroescola by Avon 
Bate-papo: Ancestralidade e Estética Negra com Wermerson Silva e convidados 

26 de setembro a 11 de outubro (manhã e noite) 
Formação em Maquiagem – Teatroescola by Avon 

7 de outubro (sábado)
13h às 15h – Oficina “Beijo de Língua” com Elinilson Soares e Lucas Sol 
15h30 às 16h30 – Slam das Mãos

14 de outubro (sábado)

09h às 12h – Oficina de Capoeira e Percussão 
13h30 às 16h – Oficina Vibradança 


15 de outubro (domingo), às 17h às 20h 
Mesa de Discussão: Acessibilidade e Inclusão nas Artes com Elinilson Soares e convidados 
Formatura da 2° turma de Maquiagem do Teatroescola by Avon

SERVIÇO: 

GIRA ACESSÍVEL/3° SEMANA DE CULTURA SURDA E ACESSIBILIDADE

Data: 15 de setembro a 15 de outubro 

Endereço do evento: Av. Manoel Dias da Silva, 2177 – Pituba 
Local: Teatro Jorge Amado 

Mais informações:

@teatroescolaoficial / @librasteatroescola 

cultura.acessivel.te@gmail.com/coordenacao@teatroescola.org