Expresso Salvador inicia venda de bilhetes para o Carnaval 2023

Expresso Salvador inicia venda de bilhetes para o Carnaval 2023

Após dois anos de saudades do Carnaval, os foliões mais ansiosos já podem adquirir seus bilhetes e garantir lugar no transporte oficial da folia soteropolitana. O Expresso Salvador iniciou a venda dos passaportes para os dias de Carnaval em postos de atendimento em três grandes shoppings da cidade, o Salvador, Salvador Norte e o Paralela. Os postos de atendimento funcionarão diariamente no horário de funcionamento dos shoppings até o sábado de carnaval (18). A partir de domingo (19), o funcionamento será das 12h às 23h.

Este ano, o valor do bilhete será de R$15 por trecho, ida ou volta dos circuitos, enquanto o cartão exclusivo do Expresso custa R$7. Quem já possui o cartão adquirido em anos anteriores, não precisa comprar novamente, basta recarregar com os créditos desejados. Cada cartão pode ser utilizado até 10 vezes ao dia, portanto, grupos inteiros podem utilizar apenas um cartão, sem a necessidade que cada um tenha o seu.

Buscando oferecer ainda mais comodidade ao usuário, este ano quem preferir também terá a opção de adquirir o bilhete de forma virtual, através do aplicativo KIM, a partir do dia 06 de fevereiro. Basta baixar o app no celular, e, após a compra, será gerado um QR Code. No dia do embarque, o folião deverá utilizar para ter acesso ao Expresso.

Ao adquirir o bilhete para o Expresso, o estacionamento no shopping de embarque já está incluso.  Ao todo, são mais de 10 mil vagas disponíveis para os foliões que desejarem deixar seu veículo estacionado no centro de compras. “Apesar dessa facilidade, a gente sempre orienta a quem for beber na festa que deixe o carro em casa e utilize outros meios de transporte, tanto para ir aos shoppings quanto para voltar a suas residências em segurança”, destacou o secretário de mobilidade, FabrizzioMuller.

Funcionamento – Nos postos de atendimento, os foliões também têm acesso a informações como dias e horários de funcionamento e as linhas disponíveis. O Expresso irá funcionar entre a quinta-feira de Carnaval, 16, até a terça-feira (21), das 13h às 6h do dia seguinte, com saídas previstas a cada 20 minutos. O embarque será realizado em um ponto de ônibus especialmente instalado ao lado de cada shopping, enquanto o desembarque poderá ser feito de acordo com a linha escolhida pelo usuário.

Este ano, cinco linhas farão o translado dos foliões. São elas Salvador Shopping x Ondina, Salvador Shopping x Barra, Salvador Norte Shopping x Barra, Salvador Norte Shopping x Ondina e Shopping Paralela x Barra. Os pontos de desembarque serão instalados em locais estratégicos, próximo aos principais pontos do circuito. Na Barra, o ponto ficará localizado próximo ao Victoria Center; em Ondina, próximo ao antigo Colégio ISBA; e na Avenida Anita Garibaldi, próximo do Instituto de Geociências da UFBA. Além disso, o folião não precisa retornar na mesma linha de ida, podendo optar pela melhor forma de ir e voltar da folia.

Expresso – Criado em 2014, o Expresso já se consolidou como o transporte oficial do Carnaval de Salvador. Para a folia deste ano, foram disponibilizados 70 ônibus, todos equipados com ar condicionado, para dar maior conforto ao usuário. Toda a frota do Expresso é 100% adaptada para cadeirantes, e o motorista é treinado para utilizar o elevador de acesso ao ônibus.

O serviço tem a proposta de oferecer aos foliões maior conforto e segurança em seus deslocamentos, tanto a caminho do circuito quanto na volta pra casa. O transporte do Expresso deixa os foliões mais próximos aos circuitos, por utilizarem uma faixa exclusiva para ônibus, fugindo dos congestionamentos, além de ter um ponto exclusivo para o serviço, garantindo ao folião agilidade e segurança na chegada e saída dos circuitos.

Em 2020, último ano em que foi realizado o Carnaval, antes da pandemia, mais de 70 mil pessoas utilizaram o Expresso Salvador. A expectativa, após dois anos sem Carnaval, é que este número seja ainda maior.