Ziraldo realiza visita mediada na Caixa Cultural Salvador

Ziraldo realiza visita mediada na Caixa Cultural Salvador

Ziraldo desenhando po Paula Guatimosim

A CAIXA Cultural Salvador apresenta, de 29 de setembro a 29 de novembro de 2015, a exposição inédita “Pererê do Brasil”, baseada no personagem mais autêntico da turma mais brasileira das histórias em quadrinhos criadas por Ziraldo. A mostra vai explorar o surgimento, desenvolvimento e os desdobramentos da Turma do Pererê. A visitação acontece das 9h às 18h, com acesso gratuito. A CAIXA Cultural Salvador fica na Rua Carlos Gomes, 57, no centro de Salvador.

Revista A Turma do Pererê_Edd. Abril_1975

O personagem Pererê, de Ziraldo Alves Pinto, é uma das expressões mais legítimas do folclore brasileiro. Apesar de ter sido criado na década de 1960, suas histórias continuam atuais, pois valorizam o meio ambiente e a inclusão social.

Ambientada como a Mata do Fundão, a exposição vai mostrar os personagens em tamanho ampliado. Uma seleção de histórias completas será exibida em quadrinhos; as 43 capas da revista Pererê serão restauradas, ampliadas e reproduzidas nas paredes; protegidas por vidro, estarão expostas edições originais e algumas pranchas com desenhos inéditos; em uma das salas da galeria, monitores exibirão 17 histórias em quadrinhos animados.

Turma Perere 2_
Perere com o indiozinho Tininim, o macaco Alan, o jabuti Moacir, o tatu Pedro Vieira, o coelho Geraldinho , a onça Galileu e a coruja professor Nogueira, que contará histórias na exposição.

A exposição contará, ainda, com personagens em diversas mídias, como TV, teatro, desenhos animados, quadrinhos animados em formato digital, material gráfico de produtos licenciados, publicações de revistas e livros de várias editoras, campanhas publicitárias e cartilhas educativas.

O público receberá o catálogo em formato de revista comic books, contendo apresentação, ficha técnica da exposição, tiras inéditas, cruzadinhas, caça-palavras, liga-pontos e jogo dos sete erros.

 

perere 16 fevereiro 1962 (1)
Pererê foi personagem da primeira revista em quadrinhos brasileira, em cores, de um único autor. A Turma do Pererê foi lançada em 1º de outubro de 1960, pelos Diários Associados, e publicada ininterruptamente ao longo de quatro anos, com a impressionante tiragem mensal de 120 mil exemplares. Capa de 16 de fevereiro de 1962

Ziraldo  estará presente na abertura da temporada para um bate-papo com os visitantes e, no dia 1º de outubro, na Caixa Cultural, para abrir o mês das crianças recebendo alunos de escolas públicas para uma visita guiada.

SERVIÇO:

Exposição “Pererê do Brasil” – Ziraldo

Abertura: 29 de setembro 2015, às 19h (com a presença do autor)

Período: de 29 de setembro a 29 de novembro de 2015

Horário: das 9h às 18h, de terça-feira a domingo

Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)
Acesso: gratuito

Informações: (71) 3421-4200

Classificação indicativa: livre