Verger no Mercado Modelo durante o verão baiano

Verger no Mercado Modelo durante o verão baiano

Com dezenas de fotografias de Pierre Verger sobre a Bahia antiga, o Mercado Modelo irá receber a ambientação gratuita “Verger no Mercado Modelo”, com fotos expostas ao público durante todo o verão, até março de 2019.

Promovida pela Fundação Pierre Verger em comemoração aos seus 30 anos e realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP) da Prefeitura de Salvador e a Associação de Comerciantes do Mercado Modelo, a ação terá abertura no dia 20 de dezembro, das 18h às 20h, com pocket show musical de Márcia Short.

As fotografias retratam o Porto dos Saveiros, a feira de Água de Meninos, a Baía de Todos os Santos, a festa da Conceição da Praia, a capoeira e diversas outras cenas que retratam não apenas o Mercado Modelo, mas também as pessoas, a cultura e a região que mais encantou Verger quando chegou na Bahia em 1946.

“Esta região entre o Elevador Lacerda e o Terminal da França é um dos espaços que Pierre Verger mais frequentou e documentou, desde sua chegada a Salvador. O espaço, que tem tudo a ver com a obra do fotógrafo, receberá fotos clássicas de Verger, que irão agradar o público baiano que já as conheçam, mas também irão chamar a atenção de pessoas de fora”, comentou Alex Baradel, responsável pelo acervo fotográfico da Fundação Pierre Verger.

As maiores fotografias de Verger já impressas, em tamanho gigante, medindo 6 metros de cada lado, estarão expostas no segundo piso; estas obras serão doadas à Associação dos Comerciantes pela Fundação Pierre Verger e ficarão definitivamente no espaço. No primeiro piso, entre as arcadas, o público poderá ver registros do cotidiano da Bahia durante as décadas de 1940 e 1950, em impressões medindo 1,5m de cada lado. Já na área dos restaurantes ‘Maria de São Pedro’ e ‘Camafeu de Oxossi’, diversas imagens irão compor o ambiente, mostrando nuances da Bahia antiga, sobretudo personalidades e fotografias clássicas de Verger que emocionam baianos e turistas.

A SEMOP, que administra o Mercado Modelo, em parceria com a Associação de Comerciantes, fará uma grande limpeza no imóvel para apresentação das fotos, que serão penduradas, preservando a estrutura original do prédio histórico, tombado pelo IPHAN.

Mercado Modelo

O Mercado Modelo, inaugurado inicialmente em 1912, funcionou como centro de abastecimento de alimentos da Cidade Baixa de Salvador, como hortifrutigranjeiros, cereais e animais. Após o incêndio ocorrido em 1969, o ponto foi transferido, em 1971, para o chamado Edifício da Alfândega, de estilo neoclássico, onde funciona até os dias de hoje.

Abertura da ambientação “Verger no Mercado Modelo” com pocket show de Márcia Short

Onde: Mercado Modelo

Quando: 20 de dezembro de 2018, das 18h às 20h

Visitação: de 21 de dezembro a 20 de março, de 8h às 17h.

Entrada e serviço de manobrista gratuitos