Tereza Paim celebra festival em Praia do Forte

Tereza Paim celebra festival em Praia do Forte

Foto: Reprodução

Começa nessaa quinta-feira (20) e vai até o fim do mês a 9ª edição do Festival Tempero no Forte, um dos mais importantes eventos de gastronomia do estado e que atrai uma multidão à Praia do Forte, em busca dos novos sabores apresentados nos cerca de 20 restaurantes participantes. O evento tem como grande anfitriã a respeitada e premiada chef Tereza Paim, que nesta edição, reuniu chefs renomados de todo o país para abusarem dos ingredientes vindos do fundo do mar. Nomes como Daniella Padalino, que marca presença significativa na cozinha de banquetes em São Paulo; o baiano de Santo Amaro da Purificação, radicado no Rio de Janeiro, Isaías Neries, que levará os sabores do Parador Lumiar, na região de Friburgo, para o restaurante da Pousada da Lua, estão entre os convidados.

chef Dani Padalino-Tempero no Forte
Chef Daniella Padalino, nome consagrado na cozinha de banquetes em São Paulo é uma das participantes

Outro que está presente ao evento é o paulista Ivan Achcar, do badalado Restaurante Alma Cozinha, que assina o prato da Risoteria; Morena Leite, que fará jantar a seis mãos com a chef Tereza Paim e o chef residente do Tivoli Eco Resort, Rogério de Siqueira; e a também paulista Otavia Sommavilla, especializada na arte de decorar bolos, que estará no Tango Café.

Baiano de Santo Amaro da Purificação, radicado no Rio de Janeiro, Isaías Neries, empredtará seu talento para o restaurante da Pousada da Lua
Baiano de Santo Amaro da Purificação, radicado no Rio de Janeiro, Isaías Neries, emprestará seu talento para o restaurante da Pousada da Lua

Outro que vem de fora é o professor paulistano, Paulo de Oyá, que versará sobre a gastronomia africana na Cozinha Show. Vinícius Pena e Felipe Skoda, ambos de São Paulo, estarão no Café do Forte e no restaurante Alquimia, respectivamente. O carioca e amante da gastronomia Otaviano Braults de Miranda, criou o prato para a Obá Moquecaria; Patrício Oliveira de Pernambuco ficará à frente do Restaurante estreante no Festival, Empório Jacuípe; e Núbia Queiroz, Flávia Bonfim & João Victor, de São Paulo, cozinharão no restaurante da Pousada Refúgio da Vila, único estabelecimento hoteleiro de Praia do Forte que faz parte da Associação de Hotéis Roteiros de Charme.

Otavia Sommavilla, especializada na arte de decorar bolos, estará no Tango Café
Otavia Sommavilla, especializada na arte de decorar bolos, estará no Tango Café

Dentre os chefs convidados de Salvador estão San Casales, ex-aluno do Curso de Cozinha do SENAC-BA, que pilotará o Restaurante Vila Gourmet, da Pousada Sobrado da Vila. Já o trio formado por Fabrício Lemos, residente do restaurante Al Mare, Gabriel Lobo, da Cozinha de Guerrilha e pela patîssier e cake designer da Quatro Chefs, Liziane Arouca, assinarão o menu gastronômico do Jantar do Via dos Corais.

Fabrício Lemos, do Foto: Divulgação
Fabrício Lemos, do Al Mare se juntará a outros chefes e, juntos, vão criar jantar especial Foto: Divulgação

Já nos restaurantes da Praia do Forte, participarão os chefs Luiz Queiroz, do Feijão de Corda; Abiraíra Crispiniana, da 7 Pizzas; Lídia Carvalho, do Amici Di Capri; Alex dos Santos do restaurante Sabor da Vila; Giovani Pedrazzoli, do Passione; Marcelo Santos, do Joaquim; a dupla Ana Carolina Nascimento e Ryan Borges, da Casa da Nati; Maria Luciana Lima, do Bananas – Crepes e Saladas; Beto Hiagon, do oriental Kampai Sushi Lounge; Eduardo Garcia do Beach Stop; Liliane Oliveira, mais conhecida como Dinha, do Mistura da Dinha, localizado no distrito de Açuzinho; e o chef paulistano Rogério de Siqueira, do Tivoli Ecoresort, que cuidará dos sabores do restaurante Sombra do Coqueiral.

O paulistano Rogério de Siqueira, do Tivoli Ecoresort, cuidará dos sabores do restaurante Sombra do Coqueiral.
O paulistano Rogério de Siqueira, do Tivoli Ecoresort, cuidará dos sabores do restaurante Sombra do Coqueiral.