Restaurante Kawai Poke Bar apresenta gastronomia havaiana em Salvador

Restaurante Kawai Poke Bar apresenta gastronomia havaiana em Salvador

Gastronomia de qualidade, boas energias e originalidade são os ingredientes fundamentais do Kawai Hawaiian Poke, um restaurante e drink bar baseado na cultura havaiana, que já é uma tendência de consumo mundial.

Esse conceito desembarca agora em Salvador e apresenta uma culinária marcada pelo sabor dos frutos do mar marinados e bem condimentados, com o sabor marcante da gastronomia típica do Havaí. O ambiente acolhedor, inspirado na filosofia Aloha, nos transporta a um cenário paradisíaco onde a gastronomia se une a outras experiências sensoriais.

Idealizado pelos sócios Raphael Paiva, Lucas Matos, Dilson Paiva e a chef Lídia Yoshimoto, o restaurante, localizado no Rio Vermelho, está funcionando no formato soft opening e será aberto oficialmente na próxima terça-feira, dia 31 de outubro, durante um encontro para imprensa, formadores de opinião e convidados.

No dia seguinte, 01 de novembro, estará em pleno funcionamento para o público. Em busca de um conceito sólido que marcasse a identidade do Kawai, os sócios passaram um ano e meio estudando a cultura havaiana e desenvolvendo os detalhes do negócio. Todo o esmero pode ser observado nos pratos, na decoração e nos detalhes sutis que compõem o espaço, que funciona de terça a domingo e fica aberto das 18 horas até o último cliente ir embora.

O destaque do restaurante é o Poke, comida típica havaiana feita com peixe fresco em cubos, marinados e servidos no bowl. Com grande influência da culinária japonesa, o diferencial do Poke está no sabor das marinadas unidas à proteína. “Você sai do básico peixe cru com shoyu, para uma marinada rica em sabores”, destaca Lidia Yoshimoto. Leve e refrescante, o prato reflete a identidade do Kawai que significa ‘o que vem do mar’. O cardápio extenso oferece uma variedade de recheios, molhos e a opção de vir acompanhado com arroz, mix de folhas ou quinoa. Deste modo, combina saúde com uma comida gostosa e diferente.

Além do Poke, outra proposta do restaurante está nos Tiki Drinks, que ganham vida nas mãos do premiado mixologista Rafael Pizanti. Associados à Polinésia e ao Havaí, são aqueles drinks exóticos e decorados que fizeram sucesso na década de 1930, como explica Raphael Paiva, responsável por convidar o mixologista para assinar os drinks pela sua experiência e renome na área. “O Tiki Drink surge agora em coquetéis elaborados em versões contemporâneas mais refrescantes e naturais”. Os copos, exuberantes e em formato exótico, foram trazidos pelos sócios diretamente dos Estados Unidos, completando a experiência de uma bebida mais encorpada e feita a partir de insumos de alta qualidade.

Assim, o conceito do Kawai é inspirado nos valores místicos do Havaí, que fundamenta a filosofia de vida dos havaianos e se expressa no chamado espírito Aloha. “É uma expressão muito importante para o povo havaiano. Todo o nosso treinamento foi com base nesses valores”, destaca Paiva. A palavra é formada através da junção de cinco letras que significam bondade, unidade, cordialidade, humildade e paciência. “Os clientes são recebidos com o Aloha, que sempre vem acompanhado de um sorriso no rosto”, comenta.

Como tudo no Kawai remete ao mar, a concepção dos pratos não seria diferente. A comida é apresentada em pranchas. “A gente diz que o nosso poke chega surfando”, brinca. No menu, tem os Pupu’sque significa entradas em havaiano – cruas, marinadas fritas ou empanadas –ideais para compartilhar e foram elaboradas para acompanharem um drink; o Pokito, que é um prato feito com Poke, no formato dos burritos, e se assemelha ao sushi, mas possui tamanho e sabor diferentes, além de já vir temperado; há as saladas, que refletem o crescimento das dietas lowcarb em uma opção saudável e com um toque especial da casa; e as sobremesas, que são feitas a partir de ingredientes como abacaxi, coco verde e outros produtos naturais e típicos do Havaí.

O Poke, destaque da casa, é elaborado através de receitas originais e artesanais, tendo também versões adaptadas à nossa cultura, comenta Lucas. “Selecionamos os ingredientes mais frescos, coloridos e saudáveis, baseado na abundância de frutos do mar, vegetais e frutas”. Além disso, o cliente pode escolher outros pratos saborosos como o Kai’a Rice e a Hawaiian Canoe que servem três ou mais pessoas.

Toda a composição do espaço remete ao conceito e à cultura havaiana, tendo as digitais do arquiteto José Marcelino e do designer e artista plástico Fabrício Branco. Parte da decoração veio da Indonésia e as mesas são feitas com madeira de demolição. O projeto de paisagismo foi desenvolvido por Stenio Barbosa e Ruth Nunes.
A acústica do Kawai é feita a partir de um revestido com lã de garrafas pet que foram disponibilizadas pela empresa paulista Trisoft e fibras de dendê que foram feitas por uma comunidade quilombola de Moreré, que vive exclusivamente do artesanato que produz. O revestimento, 100% reciclável, foi pensado para proporcionar conforto acústico e bem estar aos clientes, prezando pela sustentabilidade e responsabilidade social. O investimento na sonorização do espaço é resultado de um projeto de acústica e áudio desenvolvido pela empresa Audium, outro diferencial do restaurante.Há, ainda, uma playlist no Spotify do Kawai. Nela, os clientes podem acompanhar os hits que tocam na casa, como surf music e reggae havaiano.
Em parceira com a Red Bull TV, canal de esportes radicais, o restaurante exibe filmes de surf e outros conteúdos audiovisuais. Além de exibir vídeos que retratam a cultura havaiana no Canal Off e no Vimeo.
Ainda com a proposta de gerar identificação com o cliente a partir de uma experiência sensorial, uma fragrância foi desenvolvida exclusivamente para o Kawai, pela empresa Aromarketing. O ‘cheirinho’ com notas de abacaxi, limão siciliano e cardamomo é aplicado no ambiente, 20 minutos antes do público chegar e em um difusor no banheiro.
SERVIÇO:
Kawai Hawaiian Poke
Rua Ilhéus, 241, Rio Vermelho
Funcionamento: de terça a domingo, a partir das 18h