#Gravuras: As mulheres de Hansen Bahia em mostra no Museu de...

#Gravuras: As mulheres de Hansen Bahia em mostra no Museu de Arte Moderna da Bahia

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) exibe até domingo(21), na Capela, a mostra Flor de São Miguel, em comemoração ao centenário do gravurista alemão, radicado na Bahia, Hansen Bahia. Na exposição, que conta com livro lançado pela fundação que leva o seu nome,  são expostas 18 obras, sendo 16 gravuras e 02 matrizes, tendo ainda projeção de vídeo e quatro publicações do acervo e documentos originais do artista.

Hansen Bahia

O marinheiro, escultor, pintor e cineasta, Hansen nasceu em Hamburgo em 1915, descobriu o Brasil no final da década de 1950, tendo trabalhado na Companhia Melhoramentos, em São Paulo, depois veio à Bahia, em 1955, onde inicia uma série de gravuras chamada “Flor de São Miguel” com o apoio do escritor Jorge Amado, seu eterno amigo.

flordesaomiguel

Em terras baianas se naturalizou e recebeu o nome de Hansen Bahia. Estabelecendo-se em São Felix, no Recôncavo Baiano, no início da década de 70. Em 19 de abril de 1978, data de seu aniversário, inaugurou na cidade de Cachoeira a sede provisória de sua Fundação na casa natal de Anna Nery. Pouco tempo depois, faleceu aos 63 anos de idade. Realizou inúmeros trabalhos, entre eles, as ilustrações para as obras de Jorge Amado, Castro Alves, François Villon, Bertolt Brecht e outros.

image image_2

Esta publicação tem como finalidade ampliar a divulgação sobre um dos artistas visuais mais importantes do século XX. Os textos são de diversos autores, entre eles, o próprio Hansen e Jorge Amado, no texto de abertura. O leitor verá gravuras que tem um traço específico o que designa as características de Hansen. Além dessa característica técnica, a publicação também mostra um pouco das opiniões de jornalistas e críticos sobre a trajetória do artista”, diz o curador do acervo e museólogo da Fundação Hansen Bahia, Jomar Lima.

hansen-bahia-livro-45-xilogravuras-arte-moderna-brasileira-13741-MLB126647045_4995-O

A Fundação é uma das 15 instituições apoiadas pelo Programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais, uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA).

image_3

Sem comentários

Deixa um comentário