Escritor baiano estreia com dois livros de ficção

Escritor baiano estreia com dois livros de ficção

Foto: Divulgação

Publicar um livro no Brasil não é nada fácil. E dois ao mesmo tempo? O desafio foi proposto e o jovem escritor baiano Luiz Asaf aceitou. Seus dois livros de estreia, Contos da Mãe Verde e Luiz Asaf e o Elo Animalium, serão lançados simultaneamente no dia 13 de dezembro, às 18hs, com coquetel no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura, no Salvador Shopping. O evento é aberto ao público e os livros, apesar de serem lançados oficialmente no mês que vem, já estão à venda na livraria.

A decisão de publicar os dois livros de uma só vez, veio da certeza de, segundo o autor, cada um deles se direciona a um determinado público. “Contos da Mãe Verde” é voltado para crianças em formação até 12 anos, com enredo de vocabulário com fácil entendimento. Para facilitar o interesse dos pequenos o livro é cheio de ilustrações.  Já “Luiz Asaf e o Elo Animalium” a convocação é para o leitor mais atento e que gosta de viajar em uma história mais carregada de fatos e vocabulário mais rico. O interesse do autor por animais e culturas distintas permeia as duas obras.

Em Luiz Asaf e o Elo Animalium o reino animal é o tema central da obra. Foto: Divulgação
Em Luiz Asaf e o Elo Animalium o reino animal é o tema central da obra. Foto: Divulgação

Tendo como referência autores internacionais como J.R.R Tolkien (O Senhor dos Anéis), C.S Lewis (As Crônicas de Nárnia) e J.K Rowling (Harry Potter), Asaf conta que eles exercem grande influência sobre o meu estilo de escrita e seguimento literário. Da literatura nacional, Monteiro Lobato é o seu ídolo. Batemos um papo com o jovem escritor que nos falou um pouco das suas investidas na literatura e nos revelou seus planos para o próximo ano.

 

SiteUR: Por que lançar dois livros ao mesmo tempo e no mesmo dia, sendo que cada um deles possui um público alvo distinto?

Luiz Asaf: Eu não imaginava publicar meus livros, a decisão partiu de muita pressão de amigos e de familiares que leram as obras. Como já possuía as duas obras prontas, decidi publicar de uma só vez. O lançamento simultâneo foi porque eu sou apaixonado por crianças e animais e como os títulos abordam temas que tratam dessas paixões, eu decidi dividir meu mundo particular com o grande público.

 

SiteUR: Por que optou por misturar o folclore brasileiro com europeu e americano no livro Contos de mãe verde?

Luiz Asaf: O livro “Contos da Mãe Verde” foi uma das obras que mais gostei de escrever, inicialmente porque é direcionado para o público infantil, que é um público que amo trabalhar e porque cada conto foi escrito em um país diferente e um um período diferente da minha vida, por isso a mistura entre os folclores, “Contos da Mãe Verde” reúne três contos e cada conto eu foco em um determinado folclore e uma determinada cultura, exemplo: No contos dos Lunangels, eu busquei passar a mensagem do conto, ambientando o mesmo em alguns pontos turísticos de Paris. No conto “A Princesa do Castelo de Areia” eu busquei ambientar nos litorais americanos e no conto “Yakecan” eu trouxe de volta o folclore brasileiro e indígena, em uma história de tirar o fôlego.

 

SiteUR: Quais são as suas referências na literatura e de que modo elas influenciaram sua escrita?

Luiz Asaf: Tenho como referência J.R.R Tolkien, autor de “O Senhor dos Anéis” que inclusive serviu de referência para a minha obra que será lançada no ano que vem, mas confesso que C.S Lewis autor de “As Crônicas de Nárnia” e J.K Rowling autora da saga “Harry Potter” exercem grande influência sobre o meu estilo de escrita e seguimento literário. Na literatura nacional Monteiro Lobato é o meu ídolo, ele sem dúvida possuía uma imaginação incrível e muito inspiradora. Tenho muito orgulho dele, pois nos representou muito bem frente ao universo literário.

 

SiteUR: Já se pode falar em novo projeto? Algum outro livro ainda na fase dos rascunhos?

Luiz Asaf: Sim. Os meus futuros leitores já podem esperar para dezembro do ano que vem mais dois títulos. A continuação do livro “Luiz Asaf e o Elo Animalium” que será intitulada de “Luiz Asaf e o reino Draconiano” e um novo título “O príncipe Luz”, em que mergulho na literatura fantástica.

 

SiteUR: Lançar livro não é tarefa das mais fáceis e você conseguiu. Qual a dica para novos autores baianos?

Luiz Asaf: Minha dica é que antes de decidir encaminhar os textos para uma editora, o autor entregue os esboços para familiares e amigos de confiança para lerem e criticarem a obra, se todas as críticas forem boas, o autor deverá então buscar editoras responsáveis e comprometidas. O segredo é não desistir dos sonhos, correr atrás, não se deixar abater, e ter fé que tudo se concretizará.

 

Serviço

Coquetel de lançamento dos livros Luiz Asaf e o Elo Animalium” e “Contos da Mãe Verde” –

Data: 13 de dezembro, às 18h

Local: Livraria Cultura – Salvador Shopping

Aberto ao público

Sem comentários

Deixa um comentário