#Entrevista: Os prazeres e encantos da gastronomia da Chef Dani Façanha

#Entrevista: Os prazeres e encantos da gastronomia da Chef Dani Façanha

A Chef Dani Façanha, natural de Itabuna, 18 anos na gastronomia, criadora dos pratos mais famosos do cardápio do Restaurante Morro dos Navegantes está cheia de novidades e projetos importantes em prol da boa gastronomia.

Na segunda quinzena de julho, Dani em parceria com o chef Lucas Corazza, tem preparado um jantar especial em prol de uma entidade carente da região.

Os chefs junto ao Morro realizarão um jantar à quatro mãos, contando com o apoio da Harald Chocolates no projeto Chocólatras Solidários.

“Quando cozinhamos, ofertamos amor. Cozinhar é troca de energia, compartilhar sentimentos e por isso importante o astral lá encima. Receber o Chef Lucas no Morro será um prazer, faremos muitas delícias com o chocolate, porém abusaremos dos pratos salgados também. Queremos mostrar toda a ousadia gastronômica de Lucas, que é mundialmente conhecido pelos pratos doces . Usaremos produtos da região como o nibs e o mel do Chocolate, apresentando os nossos melhores ingredientes” comentou Dani ao Site UR.

Dani que aprendeu a cozinhar em casa, observando sua mãe, assumiu a cozinha do restaurante da sua pousada há 19 anos, tendo aperfeiçoada seus dotes gastronômicos com chefs de renome internacional, com destaque para o Chef francês Laurent Suaudeau, proprietário de uma das escolas mais conceituadas de São Paulo.

Dani por Iago Mesquita

Com carisma sem igual, Dani é conhecida como a Chef queridinha dos artistas, tendo no roll de amigos Toquinho, João Bosco, Eri Johnson, Antonia Fontenelle, Alcione, Joaquim Lopes, Nando Reis, Heloisa Périssé entre tantos outros.

Em sua cozinha os frutos do mar tem lugar especial, conquistando o paladar mais exigente. Moquecas, lagostas, camarões, releituras de pratos franceses como o “Cassoulet” de frutos do mar, usando favas da região[mangalô e feijao de corda] , Mil Folhas de Tapioca ao dendê com recheio de Siri, além dos preparos especiais com frutas tropicais.

Ainda nesse segundo semestre, a chef receberá o Chef Ivo Lopes, participante da última temporada do reality Gastronômico da Band, MasterChef Brasil, para um jantar harmonizado. O chef pernambucano, premiado por diversos anos nos melhores restaurantes em São Paulo, possui uma relação de amizade com Dani, sendo seu tutor e inspirador.

Cassoulet
Mini hambúrguer de javali ao molho de chocolate

Reservamos um tempinho com a chef para um bate-papo descontraído em seu restaurante.

SiteUR: O chocolate é um ingrediente presente em sua gastronomia. Quais os outros frutos da terra são tão essenciais em seus pratos ?

Chef Dani: Sou apaixonada por coco. Uso o fruto nos pratos salgados, doces, sucos e principalmente na decoração. Gastronomia é visual, além do sabor. Não existe gastronomia sem as cores. O Mel de cacau, o beline baiano, uma releitura do drink preferido do escritor american Ernest Hemingway.

Moqueca mista[Camarão, banana da terra, gengibre e manga]
SiteUR: Quais os pratos mais pedidos pelos seus clientes e o que tem de tão especial em sua gastronomia ?

Chef Dani: A nossa Moqueca é o prato predileto de 9 entre 10 clientes. Essa semana recebi toda a comitiva do governador Rui Costa que saboreou uma “Paleta de Cabrito”, feita especialmente para a ocasião. Tudo é feito com dedicação e amor, faço cada prato com esmero sem igual e isso é visto por quem prova.

Capa da nova edição da revista Os Baianos

SiteUR: O Morro dos Navegantes tem um encantamento especial. O cliente tem prazer em ficar hospedado e provar o cardápio tão conhecido. Como conseguiu transformar o espaço em destino turístico e Gastronômico ?

Chef Dani: Procurei investir na boa gastronomia da pousada para atrair clientes de bom gosto. Não queria cozinhar por cozinhar, buscamos fisgar o cliente pela boca. Começamos com uma pousada simples, tendo apenas quatro apartamentos, servindo café da manhã ao lado da cozinha, com simplicidade e muito bom gosto. O que era somente uma casa de Praia, hoje temos 22 suítes com vista para o mar, piscina, pizzaria a forno a lenha e trabalhando para oferecer o melhor aos nossos hóspedes.

Ficou curioso para provar as delícias de Dani? Visite a pousada e venha se deliciar com as entradinhas, pratos, sobremesas e drinks do restaurante que mais apoio a vida cultural de Ilhéus, investindo nos espetáculos e shows mais importantes da região .

Grandes chefs já se deliciaram com as maravilhas de Dani, como o chef alemão Gunther Koerffer, chef confeiteiro da rainha da Suécia, Pierre Hermé, número 1 do mundo em confeitaria, a chocolatier Renata Arassiro. Conheça mais sobre os pratos do restaurante que fica localizado na paradisíaca Praia do Cururupi, à beira da Rodovia Ilhéus/Olivença, a apenas dez minutos do aeroporto da cidade e saiba sobre os horários de funcionamento no Instagram @morrodosnavegantes e acompanhe também a chef @danifacanha .

Foto capa: Mário Nogueira