#ENTREVISTA: “Mais do que construir imóveis ou obras, construímos projetos de toda...

#ENTREVISTA: “Mais do que construir imóveis ou obras, construímos projetos de toda uma vida” Toni Medrado

Qualidade, responsabilidade social e preocupação com o meio ambiente, são os pilares da empresa baiana de engenharia, Dona Empreendimentos, fundada em 1997 pelo empresário e engenheiro civil Antonio Carlos Hora Medrado.

Toni Medrado, como é conhecido no meio empresarial, tem atuado desde a criação da empresa nos mais diversos segmentos da engenharia, operando na construção civil de obras leves e pesadas, públicas e privadas, com sua estratégia empresarial direcionada para inovação, qualidade e seriedade dos seus serviços.

Toni Medrado

Além do mercado soteropolitano, a Dona tem realizado projetos premiados em cidades como Lisboa, levando a qualidade, evidenciada em todas as etapas no processo de construção, competência e pontualidade, desenvolvendo engenharia atrativa para clientes, investidores e colaboradores.

Em conversa com o Site UR, Toni falou sobre o mercado imobiliário, as novidades do segmento e as premiações da empresa que está em constante evolução, preocupada com o bem estar dos seus trabalhadores, familiares, comunidade local e da sociedade como um todo.

Site UR: A Dona possui diversos empreendimentos construídos em lugares com vistas paradisíacas, como exemplo o Liv no bairro da Graça e o Panorama na Ladeira da Barra. Comodidade é foco da empresa?
Toni Medrado:Temos nossa estratégia empresarial, voltada para inovação e qualidade, com forte propósito em lançar empreendimentos verdadeiramente diferentes. Construir imóveis como se fosse por encomenda, tipo alfaiataria. Buscamos ousadia nos projetos de forma autoral, sem perder a eficiência entre custo e o preço final de venda.
Site UR: Prêmio Ademi na categoria “Lançamentos imobiliário do ano de 2015 – 2016. A quem deve essa premiação?
Toni Medrado: A sensibilidade nas escolhas dos produtos a serem lançados, tipologia, tamanho, a busca por bons terrenos, tem nos destacado gerando reconhecimento do nosso mercado. Prova disso são os prêmios que a empresa vem recebendo, como por exemplo os prêmios ADEMI de Empresa Revelação de 2015, e prêmios de Melhor Lançamento Imobiliário do Ano com o empreendimento “Nouveau Horto Florestal” e no último ano com o “LIV Graça”, junto com a Costa Andrade e Capa Incorporadora.
Site UR: Empreendimentos em Salvador e em Lisboa a todo vapor. Quais as dificuldades de construir nessas cidades?
Toni Medrado: Não sou muito de me ligar em dificuldades. Busco pensar nas “dificuldades” como caminho a ser percorrido e regras a serem cumpridas. Como todo e qualquer negócio existem riscos. E quanto maior o negócio, maior o seu risco. As “dificuldades”ou caminhos a ser percorrido são inúmeros, tanto aqui em Salvador, quanto em Lisboa. Os conceitos de construir e incorporar divergem em muito, porém salta aos olhos as semelhanças nas regras, nas exigências e na burocracia.
Site UR: Projetos inovadores são o forte da Dona. Cita um desafio!
Toni Medrado:  “Tempos Modernos”de Charles Chaplin de 1936 é um marco cinema e me marcou profundamente. Desde aquela época ele já criticava o fordismo, que tinha como foco, fabricar produtos idênticos. Encaramos o mercado imobiliário pensando diferente. Acreditamos que as pessoas buscam exclusividade. Acreditamos que  há uma grande diferença entre vestir uma farda e uma roupa sob medida. Tentamos fazer incorporação como “ALFAIATARIA”. Levamos esse conceito, incorporar do nosso jeito em Portugal, e como desafio maior ,levar o novo, para uma cultura tão enraizada, forte, com um jeito tão belo e tradicional de ser. Lançamos lá o “Nouveau Lisboa” e foi um sucesso total, com 100% das unidades vendidas em menos de 04meses. Entendemos que, mais do que construir imóveis ou obras, construímos projetos de toda uma vida.
Toni palestrando para mais de 1200 pessoas na Expo Revestir de São Paulo, a maior feira de arquitetura e decoração da América Latina.
Site UR: Quando tempo existe a empresa e como surgiu?
Toni Medrado: A Dona é uma empresa de 20 anos de história, e graças a Deus, de um caminho de sucessos. A empresa foi fundada por mim, ainda muito cedo, e tive que trabalhar muito, ter muita coragem e sorte para chegar até onde estou. Não tive a sorte de ter parentes diretos ou indiretos na área de construção e incorporação. Tive que partir do zero e entrar num mercado super tradicional e blindado. Foi uma verdadeira luta, um leão por dia.
Site UR: Quais os próximos lançamentos da empresa?
Toni Medrado: Estamos estruturando alguns empreendimentos, aqui e em Lisboa, mas ainda não posso adiantá-los, pois estão ainda em fase de maturação  do projeto.
Site UR: Projeto dos sonhos?
 
Toni Medrado: Projeto dos sonhos? É todo e qualquer projeto que você veja a alegria dos seus clientes ao receber as chaves do seu apartamento, afinal, nós incorporadores, trabalhamos com a materialização dos desejos das pessoas.
Conheça mais da DONA no site da empresa e através do instagram @donaempreendimentos.