Aldri Anunciação lança primeira plataforma digital sobre dramaturgia negra

Aldri Anunciação lança primeira plataforma digital sobre dramaturgia negra

Aldri por Renata Menezes

O dramaturgo, ator e apresentador Aldri Anunciação acaba de lançar a Plataforma Melanina Digital (http://www.melaninadigital.com), um catálogo de dramaturgos negros disponível on line, reunindo a pesquisa realizada ao longo das cinco edições do Festival Dramaturgias da Melanina Acentuada.

Neste espaço inovador, autores de teatro, roteiristas, performers, que constroem suas narrativas e representações sobre o negro e a sociedade brasileira terão um espaço de troca, discussão e visibilidade.

Até não muito tempo atrás se dizia que não tínhamos muito autores negros, seja no teatro, seja no audiovisual. Com a inquietação de mostrar que esta não é uma realidade é que Aldri Anunciação promoveu as edições do Festival Dramaturgias da Melanina Acentuada, promovendo além de apresentações de espetáculos cujos textos eram assinados por autores negros, além de realizar encontros, entrevistas públicas e compartilhamento de processo.

Mais de 60 dramaturgos passaram pelo festival e todo material compilado gera a base de dados da plataforma digital, onde será possível ter acesso aos autores negros de teatro, performance e audiovisual, bem como cadastrar novos nomes e obras.

De acordo com Aldri Anunciação, curador do Melanina Acentuada, ao longo desses cinco anos de existência no formato de itinerante (com três edições em Salvador, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro), o evento se consolidou como um espaço de compartilhamento e visibilidade da produção negra no campo da dramaturgia, sendo referência para pesquisadores de todo país.

“Nossa intenção foi mapear e catalogar autores negros, que estejam inseridos no mercado e quanto aqueles que produziram obras inéditas. Conhecer sua poética, os temas e elaborações que estes estão realizando” acrescenta o coordenador do projeto, que teve a ideia de criar uma mostra centrada nas questões sobre autoria negra a partir da constante escuta, em espaços diversos, que não havia dramaturgos negros no Brasil.

O Melanina Digital é uma realização da Melanina Acentuada Produções, com produção da Cardim Projetos e Soluções Integradas e conta com patrocínio da OI e do Estado da Bahia, através do programa Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.